O turismo internacional em Cabo Frio registrou números expressivos em 2024, com a chegada de mais de 208 mil visitantes estrangeiros. A Argentina liderou o fluxo turístico, representando 57,8% do total, com mais de 120 mil turistas. Chile e Estados Unidos também figuraram entre os principais emissores, com 14,9% e 6,6%, respectivamente.
Os dados fazem parte do relatório sobre o turismo internacional no estado do Rio de Janeiro, que recebeu mais de 1,5 milhão de turistas estrangeiros ao longo do ano. No estado, Argentina, Chile e Estados Unidos foram responsáveis por 60,4% desse fluxo.
Em janeiro de 2025, Cabo Frio recebeu um total estimado de 1.654.525 visitantes, sendo 61.217 estrangeiros. A Argentina manteve a liderança, com 35.383 turistas, seguida pelo Chile, com 9.121 visitantes.
A movimentação intensa do turismo internacional impulsiona a economia local, beneficiando a rede hoteleira, bares, restaurantes e serviços turísticos. Segundo a presidente do Cabo Frio Convention Bureau, Maria Inês Oliveros, os visitantes estrangeiros permanecem, em média, uma semana na cidade, aproveitando a gastronomia, os pontos turísticos e passeios na região.
“Esses visitantes ficam, em média, uma semana na cidade. Muitos viajam em família e optam por se hospedar nos hotéis, fazem as refeições em bares e restaurantes, conhecem a gastronomia, visitam os pontos turísticos e fazem passeios na cidade e arredores. São sempre muito bem-vindos”, afirmou.
A divulgação de Cabo Frio no exterior é realizada por meio de parcerias entre a secretaria Estadual de Turismo, os Conventions Bureau e as secretarias municipais, com participação em feiras e congressos na América do Sul. De acordo com Oliveros, essa estratégia fortalece a imagem da Costa do Sol e atrai cada vez mais turistas.
O câmbio favorável também tem impulsionado a vinda de argentinos e chilenos, tornando a cidade um destino acessível e atrativo. Oliveros destaca que a presença ativa do Cabo Frio Convention Bureau nessas ações promocionais contribui diretamente para esse crescimento.
“No caso da nossa Costa do Sol, o Cabo Frio Convention e o empresariado da hotelaria estão sempre presentes em ações que reúnem guias, agentes de viagens e operadores de turismo, fortalecendo nossa imagem”, completou.
Fonte: Revista Hotéis
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).