O Terminal de Transatlânticos de Cabo Frio recebe neste domingo (5) o navio MS Insignia, encerrando a temporada de cruzeiros na cidade. Cerca de 800 turistas americanos, em sua maioria, desembarcam às 8h, encerrando uma temporada que foi suspensa por dois anos por conta da pandemia.
O desembarque, porém, é confirmado poucas horas antes, a depender das condições climáticas. Caso não estejam favoráveis, as embarcações podem ter a rota alterada.
A presença dos turistas de cruzeiros é um segmento de grande relevância para a economia de Cabo Frio, de acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil). A estimativa é de que o turista desse segmento gaste, em média, R$ 550 durante sua estadia na cidade, com alimentação, bebidas, presentes e passeios.
“A retomada da temporada dos transatlânticos é muito importante para nossa economia, uma vez que os turistas compram em nosso comércio, fazem passeios, contratam guias… E também podem ser incentivados a retornarem à Cabo Frio em outras oportunidades, hospedando-se na cidade”, avalia Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau.
De acordo com César Fernandes, diretor de Cruzeiros Marítimos do Convention, os navios colocam o nome de Cabo Frio em catálogos turísticos de diversos países, divulgando o destino para um público internacional diferenciado. “A cidade ganha uma publicidade gratuita, um investimento em imagem de proporções que nenhuma secretaria de Turismo teria condições de arcar. São empresas grandiosas que levam fotos e informações de Cabo Frio para um público de relevância para o destino”, finaliza.
Em janeiro, Cabo Frio recebeu o navio inglês Aurora P&O, com 1.900 passageiros provenientes do Reino Unido. O turismo de cruzeiros tem se mostrado um importante aliado para a economia da cidade, trazendo turistas de diversas partes do mundo e promovendo o destino internacionalmente.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).