17/09/2025 — 18:07
  (Horário de Brasília)

Cabo Frio realiza soltura de 50 gambás em comunidade quilombola

Ação busca controlar população de escorpiões e reduzir risco de acidentes no Angelim – Araçá

Compartilhe

Cerca de 50 gambás foram soltos nesta terça-feira (26) em Cabo Frio, na Comunidade Tradicional Quilombola Preto Forro, no Angelim – Araçá. A ação teve como objetivo contribuir para o controle natural da população de escorpiões e, assim, reduzir o risco de acidentes com esses animais peçonhentos.

A iniciativa fez parte de uma prática de Saneamento Ambiental Integrado, realizada pela Prefeitura de Cabo Frio por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Superintendência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, em parceria com a Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Larissa Saruê.

Segundo especialistas, os gambás são predadores naturais de escorpiões e possuem imunidade ao veneno por causa da produção de uma substância chamada Fator Neutralizante de Toxina Letal (LTNF), que os protege contra os efeitos da toxina. Além disso, a presença desses animais auxilia no equilíbrio do ecossistema local.

De acordo com a superintendente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, bióloga Andréia Nogueira, a prática representa “uma estratégia eficaz e sustentável para a saúde pública”. Ela também destacou a importância da colaboração da população: “É fundamental que a comunidade esteja junto nesse processo, para que o trabalho seja seguro e eficiente”.

Entre as orientações repassadas aos moradores estão: não alimentar os animais para preservar seu instinto de caça; não maltratá-los, já que desempenham papel essencial na proteção contra escorpiões; e, em caso de necessidade de manejo, entrar em contato com a Guarda Ambiental ou órgãos competentes.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias