A Prefeitura de Cabo Frio iniciou, nesta sexta-feira (24), uma nova ação de retirada de lixo e entulho no mangue localizado na Ilha da Draga, no entorno do Mercado do Peixe. A iniciativa é executada por equipes da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf), por solicitação da Secretaria de Agricultura e Pesca, por meio da coordenação do Mercado, e da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, responsável pela gestão e proteção dos ecossistemas locais.
Somente nas primeiras horas da manhã, as equipes retiraram mais de uma tonelada de lixo da área do mangue, descartado irregularmente no local. “Os manguezais são ecossistemas sensíveis e de enorme valor ecológico. Eles filtram poluentes, servem de abrigo e alimentação para inúmeras espécies e funcionam como barreiras naturais contra a erosão costeira. Infelizmente, o acúmulo de lixo aqui é recorrente, resultado da ação humana. Isso prejudica não só o mangue, mas também a própria qualidade de vida da população, porque se transforma em um foco de proliferação de vetores de doenças e contaminação da água e do solo. Precisamos que as pessoas se conscientizem e colaborem na manutenção dessa limpeza”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira.
O secretário de Agricultura e Pesca, Wellington Escafura, conta que o trabalho faz parte de um esforço contínuo de ordenamento e qualificação do Mercado do Peixe e seu entorno. “Manter esse mangue limpo é fundamental não apenas para a estética e a higiene do local, mas também para a sustentabilidade da atividade pesqueira, que depende diretamente da saúde dos ecossistemas costeiros”, afirmou.












