Neste sábado (9), em Cabo Frio, artistas, produtores e gestores irão participar do encontro Microteia de Cultura Viva da Região das Baixadas Litorâneas, das 9h às 17h, no Instituto Federal Fluminense (IFF). O encontro reunirá Pontos e Pontões de Cultura, coletivos, artistas e gestores públicos para um dia de trocas, articulações e construção coletiva, fortalecendo a Política Nacional de Cultura Viva.
O evento é uma realização da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa e do Ministério da Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc. A gestão da Microteia é do Pontão Gestão Viva 3.0, em articulação com o Pontão Regional das Baixadas Litorâneas Ilê Asè Iyá Ojú Òmí, Rede Cultura Viva Baixadas Litorâneas e Prefeitura Municipal.
A Política Nacional de Cultura Viva foi instituída pela Lei 13.018/2014, reconhecendo e valorizando as iniciativas de base comunitária como protagonistas da cultura brasileira. Os Pontos de Cultura são a célula central dessa política, atuando em seus territórios com ações de arte, memória, tradição, formação, cidadania e transformação social.
A Microteia faz parte das ações do Pontão Gestão Viva 3.0, com o objetivo de fortalecer a Rede Cultura Viva. A atividade propõe um espaço de escuta ativa, diálogos, trocas de experiências, rodas de conversas e oficinas voltadas à articulação entre os agentes culturais. A proposta é potencializar a atuação em rede, promover a autonomia dos territórios, apoiar a sustentabilidade das iniciativas e reafirmar a cultura como direito.
“O encontro dos Pontos de Cultura é chamado de Teia em todo o Brasil. Criamos as Microteias para aproximar e reforçar trabalhos e ações dos agentes locais. Teremos dez encontros regionais em todo o estado, neste ano”, explica Davy Alexandrisky, coordenador do Pontão Gestão Viva 3.0.
Davy conta que artistas da Região Serrana e da Metropolitana III participaram recentemente das primeiras Microteias regionais, em Nova Friburgo e em Maricá, respectivamente, com apresentações artísticas e debates sobre políticas públicas culturais.