Teve início nesta semana, em Cabo Frio, um projeto estratégico de reflorestamento no Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado, localizado em Tamoios.
Conforme o município, como parte da iniciativa, o viveiro de mudas está sendo reestruturado para cultivar espécies nativas da Mata Atlântica, essenciais para recuperação do ecossistema local, que abriga uma rica variedade de flora e fauna nativa, incluindo espécies ameaçadas, como o mico-leão-dourado.
Além de projetos de reflorestamento, o parque, que é uma área de preservação dedicada à proteção da biodiversidade da Mata Atlântica, oferece atividades de ecoturismo e educação ambiental, incentivando a conscientização sobre sustentabilidade e proporcionando aos visitantes uma conexão única com a natureza.
O secretário da pasta, Jaiton Dias, explicou que o processo começa com a coleta de sementes diretamente no campo, que são levadas ao viveiro para o cultivo. “Esse trabalho visa garantir a produção de mudas suficientes para o reflorestamento da área, promovendo autonomia e qualidade no manejo das plantas”, destacou.
Visitantes internacionais reconhecem ações ambientais
O parque tem atraído turistas internacionais interessados nas iniciativas de preservação ambiental. Nesta quarta-feira (8), recebeu a visita de um grupo de Bérgamo, na Itália, que elogiou o trabalho realizado no local. Já no início da semana, um casal da Suíça explorou a biodiversidade e as paisagens naturais da área.
O parque, localizado na Estrada Mico-Leão-Dourado, no bairro Centro Hípico, localizado no distrito de Tamoios, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 15h. A entrada é gratuita.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).