Com o objetivo de incentivar a população e aumentar o número de doadores de sangue, a Prefeitura de Cabo Frio promove, durante este mês, a Campanha “Junho Vermelho”. O destaque da campanha será na próxima terça-feira (14), data em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Na ocasião, a Secretaria de Saúde realizará uma mobilização entre os servidores da Prefeitura para que possam aderir à ação solidária. O Hemocentro da Região dos Lagos (Hemolagos), com sede em Cabo Frio, estará mobilizado para atender o público.
A iniciativa busca ampliar o estoque de sangue do Hemonúcleo, responsável por atender os nove municípios da Baixada Litorânea, incluindo a Agência Transfusional de Cabo Frio.
A agência é uma Unidade Hemoterápica do município, que tem como função armazenar sangue e derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré-transfusionais, expedir os hemocomponentes para as transfusões dos pacientes internados nas unidades hospitalares da cidade, além de realizar a captação de doadores junto às famílias dos pacientes. O setor está localizado no Hospital Municipal São José Operário desde 1996.
De acordo com a diretora administrativa da Agência Transfusional, Flávia Cunha, houve queda nas doações nos últimos dois anos.
“Durante a pandemia houve uma queda significativa no número de doadores. Neste ano, observamos um breve crescimento, mas a demanda ainda é maior do que a oferta, e a tendência é aumentar ainda mais com o retorno de cirurgias e outros procedimentos. O tipo sanguíneo de maior necessidade é ‘O negativo’, por ser doador universal, em seguida ‘O positivo’. Mesmo assim, devido à atual situação, qualquer grupo sanguíneo é importante”, diz Flávia.
Para doar sangue basta ir até o Hemolagos de segunda a quarta-feira, das 8h às 15h. O cidadão pode entrar em conato também pelo número de telefone (22) 2644-5076. O Hemolagos fica na rua Barão do Rio Branco, 88, Passagem, Cabo Frio.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.