O Canil Municipal de Cabo Frio passou a contar com um reforço importante para o cuidado e proteção dos animais da cidade: a chegada de um médico veterinário ortopedista. O profissional realizará cirurgias e procedimentos ortopédicos em cães e gatos acolhidos no local, beneficiando animais em situação de rua, vítimas de atropelamentos e aqueles pertencentes a famílias em vulnerabilidade socioeconômica.
O serviço, pioneiro na Região dos Lagos, representa um avanço no atendimento oferecido pelo Canil, que já oferece consultas clínicas veterinárias gratuitas e promove a adoção responsável. Serão disponibilizadas até três cirurgias por mês, seguindo critérios de gravidade e necessidade, em uma clínica parceira equipada com centro cirúrgico e aparelho de raio-X, essenciais para a correção de fraturas.
O atendimento começa com a triagem clínica no Canil Municipal, onde é verificado o vínculo do animal com o município. Tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica devem apresentar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Após a avaliação, a equipe emite o encaminhamento e realiza a transferência do animal para a clínica parceira.
Para a superintendente de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Fenela Assed, a contratação do ortopedista eleva a qualidade do atendimento e fortalece a missão de oferecer cuidado e dignidade aos animais que mais precisam. “Conseguimos a contratação de um profissional de excelência e referência em ortopedia, beneficiando principalmente animais de rua vítimas de atropelamento e aqueles pertencentes a pessoas em situação de vulnerabilidade. É uma conquista muito importante para a saúde e cuidado dos nossos animais”, destacou.
O Canil Municipal mantém atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, por ordem de chegada e mediante distribuição de senhas, além de um programa de adoção responsável com acompanhamento veterinário e suporte pós-adoção. Periodicamente, aos sábados, os animais também são disponibilizados à população nas Feiras de Adoção Animal promovidas pela Superintendência Animal.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.