Adolescentes de 15 a 19 anos têm até dezembro para se vacinar contra o HPV em Cabo Frio. A imunização, aplicada em dose única, está disponível em todas as unidades de saúde do município e faz parte da ampliação da faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde.
A vacina quadrivalente protege contra os tipos 16 e 18 do papilomavírus humano, que estão relacionados a diferentes tipos de câncer, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. Também previne contra os tipos 6 e 11, causadores de verrugas genitais, e é mais eficaz quando administrada antes do início da vida sexual.
De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Patrícia Freitas, além da ampliação para adolescentes de 15 a 19 anos, a campanha também busca alcançar jovens que não receberam a dose entre 9 e 14 anos. “Precisamos que as pessoas se conscientizem da importância da vacinação para aumentar a adesão desse público. É simples, rápido e altamente eficiente. Pedimos aos pais e responsáveis que incentivem os adolescentes a se prevenirem”, disse.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação em larga escala ajuda a reduzir a circulação do vírus e protege também quem não foi vacinado.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.