InícioRegião dos LagosCabo FrioCABO FRIO/ Livro que celebra os 40 anos do grupo teatral Creche...

CABO FRIO/ Livro que celebra os 40 anos do grupo teatral Creche na Coxia será lançado esta semana

A obra cataloga os espetáculos apresentados pela companhia

O lançamento oficial do Livro do grupo cabo-friense ‘Creche na Coxia – 40 anos em cena’, editado pela Sophia, será feito nesta quinta-feira (22), às 19h, ao vivo nas redes sociais da companhia e da editora. O projeto foi contemplado pelo Edital Retomada Cultural, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro como ação decorrente da Lei Aldir Blanc.

Em 168 páginas, a obra traz um rico acervo fotográfico, mapas de palco, reportagens publicadas em jornais e informações detalhadas sobre os processos de pesquisa e concepção dos 35 espetáculos apresentados pela companhia.

O catálogo terá distribuição gratuita para unidades educacionais, centros culturais, entidades artísticas como federações teatrais, festivais de teatro, bibliotecas populares de Cabo Frio e região. “Ficou bem feito, bem diagramado, gostoso de ler, com pequenas surpresas a cada passagem de página”, destaca Silvana Lima, atriz, autora e diretora.  

Entre as curiosidade que o leitor vai encontrar no livro, encontra-se a mudança de nome do grupo: antes chamado Ziembinsk, a companhia batizou-se Creche na Coxia a partir da peça ‘Devo, não nego’. O fato aconteceu porque, entre os anos de 1985 e 1988, os filhos dos atores e atrizes passaram a frequentar os ensaios, ficando nas “coxias” – espaços nas laterais do palco -, enquanto os pais contracenavam. “Uma creche brincando na coxia”, observou José Facury.  

O Projeto tem direção-geral de José Facury Heluy, Silvana Lima e Tânia Arrabal Heluy, texto de José Facury Heluy e Silvana Lima, pesquisa de Tânia Arrabal Heluy, Ravi Arrabal Heluy e José Facury Heluy, coordenação editorial de Rodrigo Cabral, preparação e revisão de Gustavo Rocha e Rodrigo Cabral e projeto gráfico, diagramação e capa de Julio Matos.  

Além do livro, um documentário sobre a história do Creche na Coxia também foi produzido. O lançamento será na quarta-feira (21), às 21h,  na TV Litoral News.  

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo