Início Cabo Frio CABO FRIO/ Livro que celebra os 40 anos do grupo teatral Creche...

CABO FRIO/ Livro que celebra os 40 anos do grupo teatral Creche na Coxia será lançado esta semana

A obra cataloga os espetáculos apresentados pela companhia

O lançamento oficial do Livro do grupo cabo-friense ‘Creche na Coxia – 40 anos em cena’, editado pela Sophia, será feito nesta quinta-feira (22), às 19h, ao vivo nas redes sociais da companhia e da editora. O projeto foi contemplado pelo Edital Retomada Cultural, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro como ação decorrente da Lei Aldir Blanc.

Em 168 páginas, a obra traz um rico acervo fotográfico, mapas de palco, reportagens publicadas em jornais e informações detalhadas sobre os processos de pesquisa e concepção dos 35 espetáculos apresentados pela companhia.

O catálogo terá distribuição gratuita para unidades educacionais, centros culturais, entidades artísticas como federações teatrais, festivais de teatro, bibliotecas populares de Cabo Frio e região. “Ficou bem feito, bem diagramado, gostoso de ler, com pequenas surpresas a cada passagem de página”, destaca Silvana Lima, atriz, autora e diretora.  

Entre as curiosidade que o leitor vai encontrar no livro, encontra-se a mudança de nome do grupo: antes chamado Ziembinsk, a companhia batizou-se Creche na Coxia a partir da peça ‘Devo, não nego’. O fato aconteceu porque, entre os anos de 1985 e 1988, os filhos dos atores e atrizes passaram a frequentar os ensaios, ficando nas “coxias” – espaços nas laterais do palco -, enquanto os pais contracenavam. “Uma creche brincando na coxia”, observou José Facury.  

O Projeto tem direção-geral de José Facury Heluy, Silvana Lima e Tânia Arrabal Heluy, texto de José Facury Heluy e Silvana Lima, pesquisa de Tânia Arrabal Heluy, Ravi Arrabal Heluy e José Facury Heluy, coordenação editorial de Rodrigo Cabral, preparação e revisão de Gustavo Rocha e Rodrigo Cabral e projeto gráfico, diagramação e capa de Julio Matos.  

Além do livro, um documentário sobre a história do Creche na Coxia também foi produzido. O lançamento será na quarta-feira (21), às 21h,  na TV Litoral News.  

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content