O lançamento oficial do Livro do grupo cabo-friense ‘Creche na Coxia – 40 anos em cena’, editado pela Sophia, será feito nesta quinta-feira (22), às 19h, ao vivo nas redes sociais da companhia e da editora. O projeto foi contemplado pelo Edital Retomada Cultural, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro como ação decorrente da Lei Aldir Blanc.
Em 168 páginas, a obra traz um rico acervo fotográfico, mapas de palco, reportagens publicadas em jornais e informações detalhadas sobre os processos de pesquisa e concepção dos 35 espetáculos apresentados pela companhia.
O catálogo terá distribuição gratuita para unidades educacionais, centros culturais, entidades artísticas como federações teatrais, festivais de teatro, bibliotecas populares de Cabo Frio e região. “Ficou bem feito, bem diagramado, gostoso de ler, com pequenas surpresas a cada passagem de página”, destaca Silvana Lima, atriz, autora e diretora.
Entre as curiosidade que o leitor vai encontrar no livro, encontra-se a mudança de nome do grupo: antes chamado Ziembinsk, a companhia batizou-se Creche na Coxia a partir da peça ‘Devo, não nego’. O fato aconteceu porque, entre os anos de 1985 e 1988, os filhos dos atores e atrizes passaram a frequentar os ensaios, ficando nas “coxias” – espaços nas laterais do palco -, enquanto os pais contracenavam. “Uma creche brincando na coxia”, observou José Facury.
O Projeto tem direção-geral de José Facury Heluy, Silvana Lima e Tânia Arrabal Heluy, texto de José Facury Heluy e Silvana Lima, pesquisa de Tânia Arrabal Heluy, Ravi Arrabal Heluy e José Facury Heluy, coordenação editorial de Rodrigo Cabral, preparação e revisão de Gustavo Rocha e Rodrigo Cabral e projeto gráfico, diagramação e capa de Julio Matos.
Além do livro, um documentário sobre a história do Creche na Coxia também foi produzido. O lançamento será na quarta-feira (21), às 21h, na TV Litoral News.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).