A Prefeitura de Cabo Frio realizou operações de fiscalização ambiental durante o fim de semana nos bairros Jardim Excelsior, Portinho e Novo Portinho. As ações, chamadas de “choque de ordenamento”, tiveram como foco o combate ao descarte irregular de entulho, poda de árvores sem autorização e lançamento de esgoto.
No Jardim Excelsior, os fiscais encontraram resíduos e entulho obstruindo calçadas. Já no Novo Portinho, foi identificado lançamento de material de construção em área de vegetação nativa. No Portinho, a fiscalização flagrou, após denúncia, o despejo de esgoto na rede de drenagem pluvial. Também foram constatados cortes irregulares de árvores, restos de poda espalhados e retirada de vegetação em terrenos.
Em todos os casos, os responsáveis foram notificados e terão prazo para regularizar a situação e apresentar as licenças necessárias. Quem não cumprir as exigências estará sujeito às penalidades previstas em lei.
As operações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, em parceria com a Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf), que ficou responsável pela retirada e destinação correta dos resíduos.
A população pode denunciar casos de descarte irregular, poda sem autorização ou lançamento de esgoto pelo telefone (22) 3199-1313 ou pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.