11/09/2025 — 17:36
  (Horário de Brasília)

Cabo Frio intensifica apreensão de animais de grande porte

Secretaria de Agricultura e Pesca já recolheu 460 animais em 2025, número quase três vezes maior que no último ano

Compartilhe

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, tem intensificado as ações de recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas. A medida atende à Lei Municipal nº 3.622/2022, que regulamenta o procedimento de apreensão com foco na preservação da segurança viária e no bem-estar animal.

De janeiro a setembro deste ano, já foram apreendidos 460 animais, representando uma média de 57 por mês, quase dois recolhimentos por dia. O número é quase três vezes maior que o registrado em todo o ano de 2024, quando 161 animais foram retirados das ruas, com uma média de cinco apreensões mensais.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Wellington Escafura, o aumento expressivo de apreensões é resultado da ampliação das rondas de fiscalização e da criação de um canal exclusivo para denúncias, que funciona 24 horas por dia via WhatsApp, no número (22) 99924-5867. “Nossa equipe tem realizado, diariamente, rondas e recolhimentos. O trabalho tem gerado um resultado muito positivo. Prova disso são os números levantados, que, se comparados à referência passada, cresceram de forma notória. Contamos com o apoio fundamental da população, com denúncias e informações, para que possamos continuar garantindo a organização nas vias públicas, evitando também o risco de acidentes de trânsito”, ressaltou o secretário.

Os animais recolhidos são encaminhados ao curral da municipalidade, sob responsabilidade da Secretaria de Agricultura e Pesca. Para a retirada, os proprietários devem arcar com o pagamento de multa, conforme prevê a legislação.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias