A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Cabo Frio ampliou as ações de fiscalização durante a Semana do Saco Cheio para coibir a prática da “flanelagem”. As rondas preventivas foram reforçadas em locais de grande circulação de pessoas.
A atividade de guardadores autônomos de veículos é proibida pela Lei Municipal nº 4.115/2024, que veta a atuação em vias e logradouros públicos. O Código de Contravenções Penais também caracteriza a prática como exercício irregular de profissão, podendo estar relacionada a crimes como ameaça e extorsão.
As equipes da Guarda Civil Municipal estão atuando em diferentes áreas da cidade, com participação dos grupamentos Tático Móvel, de Trânsito, da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu), da Guarda Marítima e Ambiental, do Grupamento do Peró e do Grupamento de Tamoios. As ações estão concentradas nas praias do Forte, Peró, Conchas, Foguete e Pontal do Peró, além do Boulevard Canal, São Bento, Passagem, orla do Pontal de Santo Antônio e praia de Unamar. Praças e áreas comerciais também estão sendo monitoradas com o apoio de drones.
Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho, o trabalho da Guarda Civil Municipal será contínuo durante o período de maior movimento.
“O nosso objetivo é garantir que moradores e turistas circulem com tranquilidade. A orientação é que os motoristas não paguem pela ‘vigilância’ do carro e evitem qualquer tipo de confronto. Em caso de abordagem, devem acionar a Guarda Civil Municipal pelo número 153”, afirmou o secretário.
A Semana do Saco Cheio é um período de recesso escolar tradicional em Minas Gerais, próximo ao feriado do Dia do Professor, quando há aumento no número de visitantes em Cabo Frio.















