Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Cabo Frio começou a aplicar a segunda dose reforço contra a covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. Este público-alvo possui 4.620 mil pessoas aptas para tomar a vacina.
Para receber o imunizante, é necessário ter completado o intervalo de quatro meses em relação à primeira dose de reforço. A medida é uma determinação do Ministério da Saúde prevista na nota técnica nº 20/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS.
Os imunizantes estão disponíveis em 23 unidades de saúde que realizam a aplicação desta vacina, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. A Secretaria de Saúde selecionou locais para atender o público infantil e locais para atender o público adulto e adolescente.
INTERVALO DAS DEMAIS DOSES
Quem ainda não recebeu as demais doses, deve se dirigir as unidades de saúde que realizam a imunização com esta vacina. Será aplicada a dose de reforço em pessoas acima de 18 anos que tenham se imunizado com as duas doses há mais de quatro meses. Já as pessoas de 18 a 59 anos com alto grau de imunossupressão, que já receberam as três doses (duas doses e uma adicional), devem receber a quarta dose a partir de quatro meses. Quem tomou a vacina da Janssen, permanece com o intervalo de dois meses após ser imunizado com a dose única.
Já o intervalo da dose reforço para as gestantes e puérperas foi reduzido de cinco para quatro meses. A medida é uma determinação do Ministério da Saúde prevista na nota técnica nº 11/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS.
“Como reforçamos desde o início da campanha, completar o ciclo vacinal é de extrema importância. As demais doses aumentam a proteção contra a covid-19 e ajudam a prolongá-la. Por isso, reforçamos que cada cidadão verifique o cartão de vacina para acompanhar o prazo para aplicação do imunizante”, explica Patrícia Freitas, coordenadora de imunização.
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A VACINAÇÃO
Para receber a vacina, todos do público-alvo, sem exceções, precisam apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS. A carteira de vacinação é obrigatória somente para quem vai tomar a segunda dose ou dose de reforço.
Quem tem alto grau de imunossupressão deve apresentar, ainda, documentos que comprovem a condição, como cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares. A lista das doenças definidas pelo Ministério da Saúde está no site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br).
No ato da vacinação das crianças de 5 a 11 anos é necessário a presença do responsável ou a apresentação de um termo de consentimento assinado. O responsável da criança deve apresentar o documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e levar a caderneta de vacinação da criança para mostrar ao profissional de saúde.
Quem tem deficiência permanente ou comorbidade deve apresentar ainda cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares.
Para a primeira dose, os menores de 15 anos deverão estar acompanhados do responsável e apresentar o documento de autorização disponível no site da Prefeitura. No caso de impossibilidade da presença do responsável, o jovem deverá estar acompanhado de uma pessoa maior de idade munido da declaração de próprio punho do responsável. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda o preenchimento da autorização antecipadamente para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação.
Quem está acamado deve fazer agendamento prévio (para qualquer uma das doses) pelo e-mail acamadoscovid@cabofrio.rj.gov.br. Para isso basta informar nome completo de quem será vacinado, sexo, data de nascimento, CPF, endereço completo com ponto de referência e telefone de contato. Quem já recebeu alguma dose deve enviar a foto do cartão de vacinação.
Para quem vai tomar a segunda dose, um alerta: caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana ou feriado, basta comparecer ao posto no próximo dia útil.
ONDE VACINAR CRIANÇAS E SEGUNDA DOSE CORONAVAC:
Centro de Saúde Oswaldo Cruz – Rua Florisbela Pena, s/nº, Braga
Casa da Criança – ao lado do Hospital Otime Cardoso dos Santos, Jardim Esperança
ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu, nº 510
ESF Parque Burle – Rua Budapeste, nº 10
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá, s/nº
ESF Manoel Corrêa – Rua Guiana, s/nº
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa, s/nº
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº
ESF Peró – Rua Olivia Lopes, s/nº
ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº
PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/nº
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38
ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº
ESF Angelim – Estrada do Angelim s/nº
ESF Araçá – Estrada do Araçá, s/nº
ONDE VACINAR ADULTOS E ADOLESCENTES:
DOSE DE REFORÇO DA JANSSEN
ESF Samburá – Rodovia Amaral Peixoto Km 135
PAM Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/nº
• de terça a sexta
PAM de São Cristóvão – R. Manoel José de Carvalho, 97
• apenas terça e quinta
DEMAIS GRUPOS DA SEMANA
(primeira dose, segunda dose Pfizer e AstraZeneca, dose de reforço para todos os grupos)
• de terça e quinta – 9h às 15h
PAM de São Cristóvão – R. Manoel José de Carvalho, 97
• de terça a sexta – 9h às 16h30
1º distrito
UBS Itajuru – Rua Copacabana, s/nº
ESF Manoel Corrêa – Rua Guiana, s/nº
ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37
ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra, nº 478
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá, s/nº
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa, s/nº
ESF Peró – Rua Olivia Lopes, s/nº
ESF Boca do Mato – Rua Rosalina Cardoso da Fonseca nº 200
UBS Vila do Ar – Rua Ernesto de Melo, s/nº
ESF Jardim Peró – Rua Paraná, nº 51
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº
2º distrito
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38
ESF Samburá – Rodovia Amaral Peixoto Km 135
ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº
ESF Angelim – Estrada do Angelim, s/nº, Pacheco
ESF Araçá – Estrada do Araçá, s/nº
PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/nº