InícioRegião dos LagosCabo FrioCabo Frio imuniza mais de 53% do público alvo contra a covid-19

Cabo Frio imuniza mais de 53% do público alvo contra a covid-19

Município realizou a vacinação em pessoas acima de 12 anos nesta sexta-feira (1º)

Nesta sexta-feira (1º), Cabo Frio alcançou a marca de imunização completa contra a covid-19 em 53,94% do público alvo definido pelo Ministério da Saúde. Foram 94.224 pessoas vacinadas com as duas doses ou com a vacina de dose única, de um total de 174.660 que compõem o público alvo. A imunização contra o coronavírus iniciou em 20 de janeiro deste ano para idosos acima de 90 anos.

Nesta sexta o município também realizou a vacinação com a primeira dose em pessoas acima de 12 anos. Neste momento, a cidade dará continuidade à imunização da segunda dose em pessoas que estão no período da aplicação.

Para este mês de outubro, a expectativa é concluir a vacinação contra a covid-19 em 27.279 pessoas. Já para o mês de novembro, 23.125 devem completar o ciclo vacinal, e para em dezembro, são esperadas 1.022 pessoas.

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes, ressalta que a eficácia da vacina foi determinada de acordo com estudos, e levam em consideração a aplicação das duas doses. Por isso ele convoca a população para tomar a vacina.

“A segunda dose é muito importante, pois aumenta a proteção contra a Covid-19 e ajuda a prolongá-la. Quem perdeu o prazo da aplicação, deve comparecer para se vacinar. O estoque de imunização é separado em primeira e segunda dose, e as vacinas ficam reservadas. O avanço da imunização é uma ação conjunta e conta também com cada cidadão que se vacina conforme o calendário, tomando as duas doses da vacina”, conclui Felipe.

A convocação também se aplica às 38.732 pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina na cidade. Isso equivale a 20,13% da população que faz parte do público alvo de acordo com o Ministério da Saúde. A coordenadora de imunização, Patrícia Freitas, explica que o município segue o Plano Nacional de Imunização contra a covid-19, e destaca a importância da população seguir o calendário divulgado.

“A vacina entregue pela Secretaria de Estado de Saúde vem com informe técnico direcionando o grupo prioritário para receber o imunizante. Nós avançamos o calendário de acordo com envio de doses. Quando a população deixa de tomar a primeira dose, ela prejudica o andamento da campanha, e favorece várias complicações mais graves”, diz Patrícia.

DOSE DE REFORÇO

Além da aplicação da segunda dose, a Secretaria Municipal de Saúde segue com a aplicação da dose reforço em idosos acima de 78 anos que já se imunizaram com as duas doses há mais de seis meses no município. A dose de reforço está sendo aplicada, ainda, em pessoas de 18 a 69 anos com alto grau de imunossupressão, que tenham se vacinado há mais de 28 dias com as duas doses, também em Cabo Frio.

Para o mês de outubro são esperadas 14.581 pessoas para a dose de reforço. Já para o mês de novembro, são 11.309 pessoas, e para dezembro, 29.185.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content