A Segunda Oficina de Planejamento Participativo do Projeto Orla Cabo Frio foi finalizada nesta sexta-feira (23). As atividades aconteceram no Iate Clube do Rio de Janeiro (subsede de Cabo Frio) e no auditório do Remmar Residence Hotel. Nesta etapa, foram construídas as propostas de ações e diretrizes para resolução dos problemas identificados e para a otimização das potencialidades mapeadas para cada trecho de orla das quatro Unidades de Paisagem (UPs) trabalhadas.
Na ocasião, também foi tratado o Comitê Gestor da Orla Municipal, que configura o núcleo de articulação e deliberação do Projeto Orla em nível municipal. O comitê tem a premissa de divulgar, discutir, articular, acompanhar, monitorar, fiscalizar, avaliar e deliberar a respeito do conjunto de ações pertinentes ao Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), assim como propor adequações e realinhamento delas ao longo do tempo.
O projeto contempla quatro UPs, distribuídas da seguinte forma: UP1 – Praia do Forte (do Forte de São Matheus até o Foguete, limite com Arraial do Cabo); UP2 – Praia do Peró (do Pontal do Peró até o final da Praia das Conchas); UP3 – Praias de Tamoios (do limite com Casimiro de Abreu, na Praia do Pontal até a Praia Rasa, limite com Armação dos Búzios), e UP4 – Canal do Itajuru (margem da sede do município, desde a Boca da Barra até a Praia do Siqueira).
A principal característica do Projeto Orla é a inserção da sociedade civil organizada como ator ativo na construção das propostas, ou seja, os utilizadores decidindo o futuro e a forma de desenvolvimento. O projeto vai culminar com uma audiência pública que tem previsão para ser realizada no próximo ano.