A Prefeitura de Cabo Frio recebeu, nesta terça-feira (11), representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para o planejamento da dragagem da Lagoa de Araruama, na Praia do Siqueira. Participaram do encontro o diretor técnico de Obras do Inea, Raul Marques Fanzeres; o superintendente regional do órgão, Valdemir Dias; o secretário municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira; o secretário adjunto de Relações Institucionais, Gustavo Rosa; e o vice-presidente da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf), Ricardo Martins.
O objetivo da reunião foi definir os próximos passos da execução, incluindo a logística de transporte e operação das máquinas e balsas, além da organização da área de bota-espera, onde o material dragado será depositado temporariamente para secagem e destinação, conforme a Resolução CONAMA 454/2012. O trabalho será realizado sob monitoramento ambiental do Inea, de acordo com a Licença de Instalação nº IN103283.
A visita técnica integra as ações que seguem a assinatura do termo de cooperação entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Cabo Frio. A intervenção prevê a retirada de mais de 480 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados na laguna, com o objetivo de restaurar a qualidade da água, melhorar o fluxo das marés e recuperar o ecossistema.
O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, afirmou: “Essa etapa é fundamental para garantir que a dragagem ocorra com total segurança ambiental e eficiência técnica. A dragagem da Lagoa de Araruama é uma das maiores obras ambientais já realizadas no município, que vai beneficiar toda a região lagunar. Estamos alinhados com o Inea, Governo do Estado e Prolagos para que todas as fases sejam executadas com responsabilidade e transparência. É um projeto histórico, que vai promover a recuperação ambiental, turismo e trazer dignidade às famílias que vivem da pesca.







