Cabo Frio foi destaque em uma publicação recente do Instagram da NASA (@NASAEarth) em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado neste sábado (8). A imagem compartilhada pela página é uma captura da região vista do espaço, mostrando o encontro da costa verdejante com as águas frias que banham a cidade.
Segundo a publicação da NASA, o curioso nome “Cabo Frio” se deve justamente às correntes frias que tornam a região diferente de outras praias fluminenses. Ventos fortes vindos do nordeste afastam as águas superficiais mais quentes da costa, permitindo que águas frias e ricas em nutrientes, provenientes de camadas mais profundas do oceano, subam à superfície. Esse fenômeno, chamado afloramento, é responsável por alimentar o rico ecossistema marinho da região.
A imagem compartilhada pela agência espacial foi capturada pelo instrumento OLI-2 (Operational Land Imager-2) a bordo do Landsat 9, parceria entre a NASA e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (@USGS). A legenda da publicação ainda convida os seguidores a acompanharem o perfil @NASAEarth para mais fotos do nosso planeta.
Confira:
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.