InícioCabo FrioCabo Frio e CIEE dão posse a 100 jovens do projeto “Cidadão...

Cabo Frio e CIEE dão posse a 100 jovens do projeto “Cidadão em Construção”

Todos terão a oportunidade do primeiro emprego nas repartições públicas do município

A Prefeitura de Cabo Frio e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) deram posse, nesta sexta-feira (9), aos 100 jovens selecionados para o programa “Cidadão em Construção”, que oferece vagas de emprego temporário a jovens entre 14 e 18 anos. A solenidade foi realizada na Praça Tiradentes, em frente à Prefeitura, e contou com a presença do prefeito José Bonifácio, da secretária da Criança do Adolescente, Betânia Batista, e do supervisor regional do CIEE, Humberto Lima, entre outras autoridades municipais.

A cerimônia teve início com o grupo Amadeus tocando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Cabo Frio. No discurso de agradecimento, Humberto Lima desejou sorte aos selecionados, e aproveitou para pedir aos jovens que aproveitem o momento para crescer e colher os frutos a partir da oportunidade que a Prefeitura está oferecendo a eles.

“Graças ao prefeito José Bonifácio, e toda a equipe que esteve por trás disso, estamos aqui hoje para agradecer. Este sonho é uma belíssima oportunidade para os jovens terem essa oportunidade profissional em um momento tão difícil que estamos passando por conta da pandemia. Aproveitem este momento pois vai ser fundamental para que amanhã sejam jovens diferenciados e consigam, através dessa iniciativa, outras oportunidades daqui pra frente”, afirmou Humberto Lima.

Ao todo, 515 candidatos participaram da seleção. Foram 50 vagas disponibilizadas para cada distrito de Cabo Frio. Também houve divisão igualitária para candidatos do sexo feminino e do sexo masculino. Para a oportunidade do primeiro emprego em uma das repartições públicas, eles farão um curso de capacitação a partir da próxima segunda-feira (12) e se apresentarão para iniciar os trabalhos no dia 31 de agosto.

“Quero falar sobre a alegria em dar essa oportunidade e inserir 100 jovens, metade meninas e metade meninos, exatamente como é a divisão do nosso governo. Enfatizar também a importância de termos mulheres e negros ocupando os espaços efetivamente com o papel de decisão, pois esse é o caminho de construirmos o cidadão. Errar é humano, todos iremos cometer acertos e erros, mas não podemos nos omitir. Dar aos jovens a oportunidade de tomar decisões é o que pretendemos com esse programa que começa agora”, concluiu o prefeito José Bonifácio.

O convênio com o CIEE foi assinado em abril pelo prefeito José Bonifácio e será executado pela Secretaria da Criança e do Adolescente em parceria com outras pastas. Entre as exigências aos jovens, eles precisam estar cursando o ensino regular ou ter concluído o Ensino Médio, e pertencer a famílias de baixa renda cadastradas em um dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) ou demais programas sociais de transferência de renda.

“Existem momentos na nossa vida em que estamos autorizados a dar lugar à emoção e hoje não poderia ser diferente com este marco. Quero deixar para os jovens o que considero fundamental, que tudo o que eles fizerem seja feito com muito amor e empenho, porque vai valer a pena todo esse aprendizado que terão daqui pra frente”, disse a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista.

Também compuseram a mesa o secretário de Governo, Davi Souza; o secretário de Administração, Ruy França; a secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti; o vereador e líder do governo na Câmara Municipal de Cabo Frio, Alexandre Marques; o vereador Douglas Felizardo e o secretário de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro, Aquiles Barreto.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Colabora no jornal O Dia e Blog Cutback.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content