Cabo Frio e Búzios realizam ‘Dia D’ de vacinação contra gripe e sarampo neste sábado (4)

Serão diversas unidades de saúde funcionando para atender a população, a partir das 9h

411

Os municípios de Cabo Frio e Búzios realizam, neste sábado (4), o ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe e o sarampo. Em Cabo Frio terá também a vacinação contra a Covid-19. Serão 22 unidades abertas, das 9h às 17h, para aplicação dos três imunizantes. Já em Búzios, a imunização será das 9h às 16h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Precisamos imunizar o público-alvo para evitarmos as doenças que são previsíveis. A vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo. Neste sábado é um dia importante para levar as crianças para que os profissionais de saúde possam avaliar a caderneta de vacinação, todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos precisam ser vacinadas contra o sarampo e a gripe”, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, Patrícia Freitas.

A Prefeitura de Búzios reforça que não há contraindicação em receber as vacinas contra a influenza e o sarampo simultaneamente. A vacina é segura e reduz complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, a morte. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber a imunização.

PÚBLICO-ALVO

Contra a gripe influenza, podem ser vacinados os idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas e pessoas acima de 5 anos que façam parte dos grupos prioritários. São eles quilombolas; indígenas; pessoas com deficiência permanente e com comorbidades; caminhoneiros; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e professores do ensino básico e superior, portuários, forças armadas, forças de segurança e salvamento, sistema prisional e transporte rodoviário de passageiro urbano. Contra o sarampo serão vacinados os trabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já contra a covid-19, a vacinação está aberta para toda a população acima de 5 anos.

AUXÍLIO BRASIL EM CABO FRIO

Além da vacinação, as unidades de saúde de Cabo Frio estarão abertas para o acompanhamento do Auxílio Brasil. As equipes vão realizar ações de medição, pesagem e verificação de cartão de vacinas dos beneficiários, a fim de checar o cumprimento das condicionalidades do programa federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui