24/12/2024 — 14:32
  (Horário de Brasília)

Cabo Frio dá início à programação para celebrar mês da Diversidade Sexual

Atividades sociais, culturais e esportivas acontecem até o dia 29 de setembro

Compartilhe

Em comemoração ao mês da Diversidade Sexual, lembrado em setembro, a Prefeitura de Cabo Frio deu início a uma programação que une atividades esportivas, culturais, sociais, além de debates sobre direitos da comunidade LGBTI+ e diversos serviços à população. Os eventos são realizados pela Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+, em parcerias com demais secretarias municipais, além do Grupo iguais, Balcão de Empregos do Grande Jardim Esperança e Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Jardim Esperança.

A programação teve início nesta quarta-feira (15) com a participação da Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ no Projeto Assistência Itinerante, promovido pela Secretaria de Assistência Social, no CIEP 150 Professora Amélia Ferreira, no bairro Manoel Corrêa, até esta sexta-feira (17). 

“O mês da Diversidade tem por objetivo discutir temas atuais relacionados ao assunto como raça, gênero, sexualidade, saúde mental, dentre outros, fomentando o respeito às diferenças e aos indivíduos. O tema principal da ação será a Saúde Mental, em alusão ao setembro amarelo, assunto delicado e urgente na sociedade atual em tempos de pandemia”, disse o superintendente de Políticas Públicas LGBTI+, Pedro Rosa.

Durante o Projeto Assistência Itinerante foram realizados diversos atendimentos como orientações sobre o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC, atualização do Cadastro Único, agendamento de segunda via de certidão de casamento, óbito ou nascimento, encaminhamento de segunda via da identidade, emissão de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência, orientações sobre os direitos da mulher, serviço de assessoramento e prevenção às drogas e orientações sobre os direitos do consumidor através do Procon.

Na quinta-feira (23) será realizada uma Mostra de Espetáculo com a Torus Cia de Dança, no Charitas, às 18h30. Também neste dia, uma roda de conversa vai debater o tema “Masculinidades Possíveis”, às 18h30. Interessados em participar podem se inscrever no link até terça-feira (21).

Unindo lazer e esporte, no dia 26, às 18h30, será realizada a Gaymada dos Iguais, contando com o apoio do Grupo Iguais e da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer. A atividade vai acontecer na Praia do Forte, na altura da Praça das Águas, e terá inscrição limitada. Os interessados em participar devem se inscrever pelo link até o dia 24 de setembro. As inscrições serão validadas no dia do evento com a entrega de dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados para instituições do município.

No dia 29 o Mutirão da Diversidade vai oferecer serviços como orientação para retificação de registro de nascimento; orientação jurídica, social e psicológica; agendamento para a emissão de documentos; segunda via de CPF, certidão de nascimento, casamento e óbito. Os serviços estarão disponíveis das 10h às 15h na Praça Porto Rocha, no Centro.

Fechando a programação, no dia 01 de outubro será a vez de abordar o tema “Processos Depressivos e População LGBTI+: ouvir e cuidar como estratégia para a garantia de direitos”, em nova roda de conversa, às 18h30. Os espaços de discussão serão transmitidos ao vivo pela página oficial da Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ no Facebook. Para participar é necessário acessar o link e se inscrever até o dia 29 de setembro.

Sabrina Sá
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo