Moradores de Cabo Frio que já estão no prazo para tomar a segunda dose da Coronavac Butantan, contra a Covid-19, estão sendo convocados para receber o imunizante. A vacina é produzida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. A convocação serve, também, para quem já passou do prazo.
No PAM São Cristóvão a segunda dose está sendo aplicada toda quinta-feira, das 8 às 16h. Já no ESF Vila Nova, Jardim Peró e Samburá, a imunização acontece de terça a sexta, das 9 às 16h.
Para receber a segunda dose da vacina, o cidadão deve ter feito a vacinação da primeira dose no município. No ato da vacinação deverá apresentar o documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS, comprovante de residência com endereço de Cabo Frio e no nome da própria pessoa, e ainda cartão de vacinação com a aplicação da primeira dose.
A coordenadora de imunização em Cabo Frio, Patrícia Freitas, ressalta que a eficácia prometida pela vacina foi determinada de acordo com estudos que testaram com as duas aplicações. Mas, para isso, ela reitera o alerta sobre a importância de a população obedecer o intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde, que no caso da Coronavac/Butantan é de 28 dias.
“A segunda dose é muito importante pois aumenta a proteção contra a Covid-19 e ajuda a prolongá-la. Quem perdeu o prazo da aplicação, também deve comparecer para se vacinar. O estoque de imunização é separado em primeira e segunda dose e as vacinas ficam reservadas”, explica Patrícia.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.