O vice-prefeito e secretário da Cidade, Miguel Alencar, juntamente com os secretários de Turismo, Davi Barcelos, e de Mobilidade, Josias da Swell, realizou uma visita técnica ao longo do Canal do Itajuru, Lagoa das Palmeiras e Praia do Siqueira, nesta quarta-feira (5). O objetivo foi dar início a um estudo para a implementação do transporte aquaviário, utilizando o sistema lagunar da cidade.
A proposta inicial prevê a interligação entre os bairros da Passagem, Centro, Palmeiras e Praia do Siqueira, criando uma nova alternativa de mobilidade urbana que otimiza o deslocamento de moradores e visitantes, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade e a valorização das belezas naturais de Cabo Frio.
O vice-prefeito e secretário da Cidade, Miguel Alencar, destacou a importância do projeto para o futuro da cidade. “Este é um passo para o futuro, onde desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida caminham juntos. O transporte aquaviário é um dos muitos projetos que estamos planejando para garantir que nossa cidade continue a crescer de forma inteligente e inclusiva, valorizando tanto quem vive aqui quanto aqueles que nos visitam. O projeto seguirá todas as orientações do prefeito Dr. Serginho”, afirmou Miguel Alencar.
Além de trazer uma nova opção de mobilidade, a iniciativa tem potencial para transformar a economia local e impulsionar o turismo na região, oferecendo aos passageiros uma experiência diferenciada, aliada à preservação ambiental.
Para o secretário de Mobilidade, Josias da Swell, a proposta representa uma grande inovação. “Oferecer aos moradores uma alternativa prática e eficiente para se deslocarem pela cidade será um grande avanço, contribuindo significativamente para a mobilidade urbana. Com a redução do tráfego terrestre, diminuiremos a emissão de poluentes e, consequentemente, melhoraremos a qualidade de vida de todos”, explicou Josias da Swell.
Já o secretário de Turismo, Davi Barcelos, ressaltou o impacto econômico do projeto. “Essa nova modalidade vai fortalecer a economia local. Com o aumento da conectividade entre diferentes pontos da cidade, estimulamos o comércio, promovemos o acesso a novos mercados e ampliamos as oportunidades de negócios para empreendedores e trabalhadores. O transporte aquaviário também vai fomentar o turismo, criando um novo atrativo para quem visita nossa cidade e evidenciando ainda mais nossa beleza natural”, analisou Davi Barcelos.
fotos: Wislei Rabello/SECOM