InícioMeio AmbienteCabo Frio, Arraial do Cabo e Maricá recebem ação de limpeza das...

Cabo Frio, Arraial do Cabo e Maricá recebem ação de limpeza das praias

Municípios foram alguns dos que receberam ações do World Clean Up Day, Dia Mundial de Limpeza, que trabalha com a preservação de mares e rios

As cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Maricá foram algumas das que receberam ações do programa World Clean Up Day, o Dia Mundial de Limpeza, neste sábado (16).

Em Cabo Frio, as atividades do evento mundial de limpeza das praias ocorreram, simultaneamente, nas praias do Forte, do Siqueira, das Palmeiras, das Conchas, e em toda extensão do Peró, além da Gamboa, Ilha do Japonês, Dormitório das Garças e Canal Itajuru.

Em Tamoios, a Praia do Pontal de Santo Antônio foi o ponto de encontro dos voluntários. A mobilização teve o apoio da Prefeitura de Cabo Frio.

Na Praia do Forte, as equipes se dividiram em grupos menores para conseguir alcançar mais locais onde o microlixo se acumula, como na base da Duna Boa Vista. Alunos do Colégio Estadual Miguel Couto fizeram parte do trabalho.

Já no Peró, estudantes da Escola Municipal Evaldo Sales apresentaram um trabalho sobre pesca fantasma.

A parte reciclável do material recolhido será destinada para a Cooperativa Cooperben e o restante será retirado pela Comsercaf para o descarte.

Além das atividades práticas de limpeza das praias, o evento promoveu mini palestras com o intuito de conscientizar o público sobre a importância de preservar os oceanos e o impacto negativo do lixo marinho.

Neste ano, o tema da ação foi “Cabo Frio da Praia do Foguete a Praia do Pontal e Tamoios: Clean Up Day – Ações de sensibilização ambiental e combate do lixo marinho”. O Projeto Mar Sem Lixo encabeçou os trabalhos, fazendo Cabo Frio estar entre as diversas cidades do mundo que fizeram parte do 6º Dia Mundial da Limpeza.

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Arraial do Cabo

Enquanto isso, na Praia do Forno, em Arraial do Cabo, o evento foi organizado pela reserva extrativista (RESEX) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Os voluntários recolheram os resíduos e alertaram os turistas sobre a importância do descarte no local correto.

Diversos tipos de detritos foram encontrados, entre eles, pneus, cadeiras de plástico e caixas de madeira. Um abraço simbólico fechou a atividade.

Já na Praia Grande, a retirada do lixo foi feita pelas equipes do Projeto Costão Rochoso e voluntários.

O objetivo das ações foi sensibilizar a população sobre os perigos da poluição e do descarte inadequado de lixo em praias, rios e florestas. A Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Funtec Ambiental, apoiou as atividades.

2 toneladas de lixo recolhidas em Maricá

Foto: Clarildo Menezes/Prefeitura de Maricá

Em Maricá, a Prefeitura promoveu um mutirão que reuniu mais de 500 populares que recolheram, aproximadamente, 2 mil quilos de lixo, como plásticos, vidro, metal, papéis e rejeitos descartados irregularmente nas areias e nas cachoeiras do município.

A ação aconteceu na altura da Rua Treze e na Rua Zero, Barra de Maricá; no Silvado e no Espraiado.

Iniciativa da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), em parceria com a secretaria de Cidade Sustentável, a ação teve como objetivo sensibilizar a população para as complicações ambientais causadas pelo descarte irregular de materiais no mar e nas águas das Cachoeiras.

“O Dia Mundial da Limpeza tem um papel fundamental em todo o mundo e não poderia ser diferente aqui em nosso município, que participou também nos anos de 2019, 2020 e 2021. Realizamos a limpeza de nossas praias e orlas já com uma certa rotina, porém neste dia de maneira especial, o mundo se une com um objetivo comum e principalmente para fomentar a ideia de que é possível reduzir a produção de resíduos, impactando de forma prática a vida e buscando novos hábitos das pessoas”, disse Lucas Azevedo, gestor de Atendimento e de Resíduos na Somar.

O evento também contou com exposição de objetos com tempo de decomposição, ossos de animais marinhos, quadro com a bacia hidrográfica, música e um grande café da manhã. Para a educadora ambiental da secretaria de Cidade Sustentável, Ana Paula Kaya, o objetivo é ter a consciência de que tudo está interligado.

“Hoje realizamos mais um mutirão onde estamos mostrando o tempo de decomposição dos materiais, os tipos de granulação das areias e que todas as coisas estão interligadas. Esse ano trouxemos um trabalho diferente que foram os tipos de animais que não vemos, porém que vivem nas areias da praia. Precisamos proteger o nosso ecossistema, pois tudo está interligado”, explicou a educadora.

Foto: Clarildo Menezes/Prefeitura de Maricá

O município possui orla ininterrupta com extensão de 32.887 metros, desde o início da Praia de Itaipuaçu, próximo à Pedra do Elefante, até a Serra de Jaconé, na Praia de Jaconé.

Pensando em conscientizar moradores e turistas, a Prefeitura de Maricá promove ações que envolvem pessoas numa questão de responsabilidade compartilhada. Na manhã deste sábado, alunos do 1° ao 5° ano da E.M. Barra de Zacarias participaram da ação de conscientização e limpeza na praia da Barra.

Foto: Clarildo Menezes/Prefeitura de Maricá
- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo