Com o limite de ocupação em 50% por conta da pandemia de Covid-19, Cabo Frio tem previsão de poucas reservas para o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (3). A expectativa da rede hoteleira é que a lotação chegue a um pouco mais de 20%.
De acordo com o secretário de Turismo, Carlos Cunha, o baixo índice já era esperado. “Pelo momento epidemiológico que vivemos, a expectativa não é de casa cheia. Nossa pesquisa aponta que, para este final de semana do feriado, a lotação é de apenas 20%”, afirmou.
Carlos Cunha diz ainda que, por conta da estabilidade dos números da pandemia no município, não haverá a presença de barreira nas entradas da cidade.
Sendo assim, está permitida a entrada de ônibus e vans de excursão, lembrando que a capacidade máxima do Terminal de Ônibus de Turismo é de 40 veículos, conforme previsto no Decreto Municipal Nº 6.528/2021.
Segundo a Prefeitura de Cabo Frio, está prevista a chegada de 36 veículos no Terminal nesta quinta (3) e outros quatro no sábado (5), trazendo cerca de 1,5 mil turistas para a região durante o feriadão.
Já na rodoviária de Cabo Frio, expectativa de aumento de 20% na movimentação. De acordo com a Auto Viação 1001, que traz passageiros do Rio e de SP, serão disponibilizadas 29 viagens diárias para a região dos lagos. “A empresa reforça, ainda, que está preparada para atender os clientes que precisam viajar neste feriado seguindo rígidos protocolos de saúde e higienização”, concluiu.
COMÉRCIO
Em relação aos comércios do município, de acordo com a Acia (Associação Comercial Industrial Turística), as atividades vão funcionar normalmente. “Toda a cidade não optou pela antecipação do feriado, portanto, seguirá habitualmente”, concluiu.
FLUXO DE VEÍCULOS
A Concessionária CCR ViaLagos, responsável pela fiscalização da estrada RJ-124, divulgou que o número de veículos previstos para passar na rodovia, com destino a Região dos Lagos é de 130 mil, onde os dias de maior fluxo serão quinta (3) e sexta-feira (4), quando são esperados 20 mil e 21 mil veículos, respectivamente.
MEDIDAS RESTRITIVAS CONTRA A COVID-19 SÃO MANTIDAS NO FERIADO
Cabo Frio anunciou nesta terça-feira (1), que continuam valendo as medidas restritivas de combate à Covid-19 para o feriado de Corpus Christis, definidas no Decreto Municipal Nº 6.528 publicado no dia 7 de maio, e no Decreto Nº 6.539, divulgado no último dia 27.
O regramento determina a proibição da permanência de pessoas nas vias públicas do município entre meia-noite e 5h da manhã, exceto em trânsito. Em relação aos bares e restaurantes, o horário limite para fechamento permanece até às 23h.
Em relação às praias, fica permitido o funcionamento das barracas com a instalação máxima de 10 de guarda-sóis e até cinco jogos de mesas com quatro cadeiras cada. O funcionamento de boates e espaços de dança permanece proibido.
O aluguel de casas por temporada funciona apenas para imóveis devidamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.
Foram atualizadas também as regras para os serviços de transporte náutico de passageiros com finalidade turística, e os de veículo adaptado, como trenzinhos e jardineiras. Agora ambos podem funcionar, porém com 50% de sua capacidade de lotação, respeitando as medidas de distanciamento social, entre outras normas.
Ainda de acordo com o novo Decreto, os salões de festas dos condomínios também estão liberados para funcionamento, mas deverão funcionar com 50% da sua capacidade máxima de lotação, observando as normas de distanciamento social.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).