O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), localizado no bairro Portinho, em Cabo Frio, começou a passar por obras de manutenção neste mês de julho. A unidade, inaugurada há sete anos, foi incluída no cronograma de reformas estruturais da Secretaria de Saúde no início do ano, mas outras unidades com caráter emergencial foram priorizadas.
Segundo a Secretaria de Saúde, a reforma inclui recuperação da cisterna e do muro, pintura geral e da fachada, revisão elétrica e do telhado — que foi danificado por uma árvore nas proximidades — além da reforma do banheiro com adequação para pessoas com deficiência. A unidade também receberá uma nova área coberta de 36 metros quadrados no pátio, com instalação de telhado e piso emborrachado.
A secretária de Saúde, Beatriz Trindade, afirmou que, embora alguns reparos emergenciais tenham sido realizados ao longo dos últimos anos, os problemas estruturais da unidade persistiam. “O CAPSi não recebe manutenção há várias gestões, apesar dos muitos pedidos de intervenções para melhorias que os funcionários me relataram já terem feito nas gestões passadas. Reparos pontuais e emergenciais foram realizados sem que os problemas fossem resolvidos de fato. Agora, vamos resolver os problemas na origem, para entregar uma unidade que ofereça atendimento com dignidade à nossa população”, disse.
O Coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Matheus Maldonado, informou que, mesmo em obras, a unidade continuará a prestar atendimento.
“Montamos uma logística para não precisarmos suspender os atendimentos. Hoje nosso espaço está muito aquém do que deveríamos oferecer a população, mas temos certeza e estamos trabalhando para que em breve o novo CAPSi seja motivo de orgulho para todos”, declarou.
O CAPSi oferece atendimento especializado para crianças e adolescentes com transtornos mentais.
O CAPSi oferece atendimento especializado a crianças e adolescentes com transtornos mentais. Atualmente, o serviço acompanha 601 usuários e conta com equipe composta por três psicólogos, três médicos, dois técnicos de enfermagem, um enfermeiro e um assistente social. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.