A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento de Cabo Frio intensificou nesta terça-feira (16) as ações de monitoramento em uma área desmatada na Rua do Suspiro, na região da Rasa. Desde o último sábado (13), equipes ambientais realizam vistorias contínuas no local, após denúncias de que a área foi alvo de fogo e desmate.
De acordo com a Secretaria, o objetivo é evitar novos danos à faixa marginal de proteção da praia, que é considerada Área de Preservação Permanente (APP) e integra o patrimônio da União, sob gestão da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Qualquer intervenção sem autorização prévia é caracterizada como crime ambiental.
Entre as medidas previstas estão o cercamento da área, instalação de mourões e placas educativas, além do plantio de espécies nativas para auxiliar na recuperação ambiental. O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, destacou que o trabalho seguirá de forma contínua:
“Recebemos denúncias de que elementos, ainda não identificados, colocaram fogo e desmataram essa área em frente à praia. Continuaremos com as ações de monitoramento para verificar qualquer alteração. Vamos cercar o local, colocar mourões e garantir a proteção dessa faixa marginal, sendo uma área pública da União, sob gestão da SPU, onde não é permitida qualquer intervenção sem autorização legal”, afirmou.
A faixa marginal de proteção tem papel importante na conservação da biodiversidade, na prevenção da erosão costeira e na manutenção de ecossistemas aquáticos e terrestres. A Secretaria informou ainda que todas as alterações irregulares serão registradas e comunicadas às autoridades competentes.
A população pode colaborar denunciando atividades suspeitas. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 3199-1313.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.