Será inaugurado nesta quarta-feira (11), em Cabo Frio, um espaço para atendimento especializado em Otorrinolaringologia, que funcionará no Posto de Atendimento Médico (PAM) no bairro São Cristóvão. O município contava apenas com atendimento de clínica médica nesta especialidade. Com a inauguração, a Secretaria de Saúde passará a oferecer exames e atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos, atendendo em média 40 pacientes semanais.
A mudança vai contribuir para a agilidade na oferta do serviço e também para a redução da fila de espera de marcação de consulta, que possui pacientes aguardando exames e cirurgias desta especialidade desde 2019.
Para receber o novo serviço, o local foi reestruturado, e recebeu equipamentos para realização de exames que antes o paciente era direcionado para atendimento terceirizado. Com isso, a rede municipal de saúde realizará o procedimento ambulatorial, consultas de pré e pós-operatório, exames de audiometria vocal, impedanciometria, videolaringoscopia, endoscopia nasal e otoscopia. O município passa a realizar ainda cirurgias de adenoidectomia, turbinectomia, amigdalectomia e septoplastia.
As consultas acontecerão às segundas e quartas-feiras, seguindo o agendamento realizado pela Central de Marcação de Consultas. A iniciativa é mais um trabalho de gestão e estratégia do governo municipal para atender a demanda reprimida e expirada do município.
“Iniciamos o trabalho na Secretaria de Saúde com diversas questões para serem melhoradas. A fila de espera para consulta é mais um serviço que precisava ser reestruturado. Seguimos fazendo o levantamento da demanda reprimida e expirada para marcação de consultas em todas as especialidades. Nossa meta é reduzir a fila de pessoas que estão aguardando mais de 180 dias A melhoria da saúde da cidade começa com um bom atendimento, de fácil acesso. É o que buscamos para a população”, diz Felipe Fernandes, secretário de Saúde.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).