A Secretaria de Fazenda de Cabo Frio emitiu um alerta nesta semana sobre tentativas de golpes envolvendo o envio de e-mails falsos de cobrança a Microempreendedores Individuais (MEIs) do município. A pasta reforça que não utiliza e-mail ou outros canais de mensagem para realizar cobranças direcionadas a esse público.
De acordo com o comunicado, os microempreendedores que receberem qualquer tipo de notificação suspeita devem ignorar o conteúdo e buscar esclarecimentos por meio dos canais oficiais. A recomendação é que eventuais dúvidas sejam sanadas diretamente junto à Receita Federal, que centraliza as informações sobre obrigações e pendências dos MEIs.
Entre os meios seguros para consulta estão o Portal do Empreendedor, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e o aplicativo MEI, disponíveis gratuitamente para acesso a informações e serviços do regime de Microempreendedor Individual.
No município, os MEIs contam com o suporte presencial da Casa do Empreendedor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, na Rua Major Belegard, número 395, no Centro de Cabo Frio. O atendimento também está disponível por meio do site fazenda.cabofrio.rj.gov.br/casa-empreendedor/ e pelo número de WhatsApp (22) 3199-3491.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).