Ao todo, serão 100 vagas de trabalho temporário para jovens entre 14 e 18 anos e seis meses em situação de vulnerabilidade social
A partir desta segunda-feira (12) a Prefeitura de Cabo Frio abre inscrições para o projeto “Cidadão em Construção”, criando oportunidade de trabalho temporário para jovens de 14 a 18 anos e seis meses (completados até 10 de abril deste ano), e que buscam a oportunidade do primeiro emprego.
A ação acontece através de um convênio firmado entre o governo municipal e o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE), e será executada pela Secretaria da Criança e do Adolescente em parceria com outras pastas.
“Uma das grandes preocupações do atual governo é com o presente e o futuro dos nossos jovens. Sabemos a dificuldade que é, nos dias de hoje, para eles terem uma primeira oportunidade de trabalho sem experiência. Por isso esta ação é tão importante, porque será a porta de entrada desses jovens no mercado de trabalho. Não vejo apenas como 100 vagas de emprego, até porque sabemos que não é o ideal, mas eu enxergo como 100 sementes que irão germinar em transformações efetivas na vida desses jovens”, explicou a secretária da Criança e do Adelescente, Betânia Batista.
O convênio foi assinado na última segunda-feira (5), pelo prefeito José Bonifácio (PDT) em solenidade que contou com a presença de Paulo Pimenta Gomes e Humberto Lima, respectivamente superintendente Executivo e supervisor Regional do CIEE, além da vice-prefeita Magdala Furtado (PODE), entre outros representantes do governo municipal e da Câmara de Vereadores.
Pelo contrato, o programa vai oferecer 100 vagas de emprego temporário na Prefeitura de Cabo Frio a jovens de 14 a 18 anos e 6 meses (completados até 10 de abril deste ano). Eles precisam estar cursando o ensino regular ou ter concluído o Ensino Médio. Também devem pertencer a famílias de baixa renda cadastradas num dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) ou demais programas sociais de transferência de renda.
Seguindo as diretrizes do prefeito José Bonifácio de um governo mais justo e igualitário, o contrato prevê ainda que pelo menos 50% dos jovens sejam negros. Também deve haver paridade entre homens e mulheres. Todos devem morar em Cabo Frio, sendo metade em cada distrito.
As inscrições começam nesta segunda-feira (12), e seguem até quinta-feira (15). Os jovens interessados que se enquadrarem nos pré-requisitos informados devem comparecer ao CRAS mais próximo do seu bairro, das 9h às 16h, e preencher o formulário de inscrição junto com as cópias dos seguintes documentos:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (se for modelo antigo, tirar cópia das páginas 12 e 13 / se for modelo novo tirar cópia das páginas 7 e 8 / se for carteira digital tirar print da tela com os dados iniciais)
- Carteira de Identidade (frente e verso)
- CPF
- Título de Eleitor
- Certidão de Nascimento (somente para solteiros) ou Casamento
- Cópia do PIS ou NIS
- Certificado de Reservista (para candidatos sexo masculino maiores de 18 anos)
- Declaração Escolar ou cópia do Certificado de Conclusão
- Comprovante de residência atualizado (água, luz, internet ou telefone fixo)
- 2 fotos 3 x 4 recentes