O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece desde 1977 e reúne, tradicionalmente, cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. Consolidado como o maior congresso de Ciências da Comunicação da América Latina, o Intercom’ 2025 será realizado a partir da próxima segunda-feira (1) em Vitória – ES, e contará com representantes de Cabo Frio entre os participantes.
A jornalista e moradora de Cabo Frio Giulia Navarro está entre os cinco finalistas da Expocom (Exposição de Pesquisa em Comunicação) com seu podcast Vozes Invisíveis, que trata o assunto da violência de gênero. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, mestranda em Mídia e Cotidiano na mesma instituição e repórter da RC. A cabo-friense comenta altas expectativas para a premiação:
“O podcast traz um tema muito importante e foi produzido com todas as etapas, incluindo identidade visual e sonora criadas do zero, então as expectativas são boas. Mesmo que não vença o prêmio, só de pensar que eu vim de Cabo Frio, entrevistei pessoas da cidade e estou entre os 5 melhores do país, representando toda a Região Sudeste na categoria, fico orgulhosa”.
Já os estudantes da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Cabo Frio, Caio Gervazoni, Camily Rocha e Lara Pimentel conquistaram o prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social na etapa regional. Agora, irão apresentar um artigo produzido por seu grupo de pesquisa no Intercom Júnior (Espaço de apresentação de trabalhos de pesquisa acadêmica).
Os graduandos em jornalismo já atuam na área como estagiários no veículo Cic7 e na Prefeitura de Arraial do Cabo e comentam a importância de apresentar a identidade cultural da baixada litorânea para todo o país:
“É muito importante a gente levar o tema da nossa pesquisa, que é concentrado na identidade e pertencimento local, porque estamos acostumados com temas dos grandes centros. Trazer algo que é daqui da Região dos Lagos é de grande relevância”, afirma Lara Pimentel.
Os jovens são apenas um exemplo da qualidade jornalística da Região dos Lagos e garantem deixar Cabo Frio cada vez mais reconhecida academicamente.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.