Nesta semana, Cabo Frio dá continuidade a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19. Desta vez serão atendidas pessoas de 40 a 59 anos e profissionais de saúde que tenham se imunizado com as duas doses há mais de cinco meses na cidade, e pessoas de 18 a 59 anos com alto grau de imunossupressão, que tenham se imunizado há mais de 28 dias com a segunda dose. A medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde e determinada na Nota Técnica Nº 59/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS.
Além deste grupo, o município segue realizando a repescagem em pessoas acima de 12 anos, que ainda não tomaram a primeira dose da vacina, ou que estão com as demais doses em atraso. Com exceção dos acamados, que recebem a vacina toda segunda-feira, o calendário da semana será de terça (30) a sexta-feira (3), das 9h às 15h, nas unidades de saúde que fazem a vacinação contra a covid-19.
Pessoas entre 18 e 59 anos, com alto grau de imunossupressão, e que receberam a segunda dose há mais de 28 dias, receberão o reforço nesta terça (30) e quinta (2). A vacinação será no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão, e nas Estratégias Saúde da Família (ESF) dos bairros Monte Alegre, Tangará e Botafogo.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A VACINAÇÃO
Para receber a vacina, todos os integrantes do grupo da próxima semana, sem exceções, precisam apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência com endereço de Cabo Frio e carteira de vacinação comprovando que as doses anteriores foram aplicadas na cidade.
Os profissionais de saúde devem apresentar, ainda, comprovante de vínculo ativo. Quem tem comorbidade ou alto grau de imunossupressão, deve apresentar, também, documentos que comprovem a condição, como cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares. A lista das doenças definidas pelo Ministério da Saúde está no site da Prefeitura.
Para a primeira dose, os menores de 15 anos deverão estar acompanhados do responsável e apresentar o documento de autorização disponível no site da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda o preenchimento antecipado do documento para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Caso o responsável não possa comparecer, ele deve assinar uma autorização de próprio punho, que deve ser apresentada por alguém maior de idade que acompanhará o jovem.
Quem está acamado permanece recebendo todas as doses da vacina em domicílio, sempre às segundas-feiras, mediante agendamento prévio pelo e-mail acamadoscovid@cabofrio.rj.gov.br. Para isso basta informar nome completo de quem será vacinado, sexo, data de nascimento, CPF, endereço completo com ponto de referência e telefone de contato. Quem já recebeu alguma dose deve enviar a foto do cartão de vacinação.
SEGUNDA DOSE DA VACINA PFIZER E CORONAVAC
O intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer reduziu de 12 semanas para 21 dias. A nova norma segue determinação do Ministério da Saúde. Por isso, quem já completou 21 dias de intervalo deste imunizante deve comparecer de terça (30) a sexta-feira (3) nas unidades de saúde para receber a segunda dose. Nesses mesmos dias e locais também acontece a aplicação da segunda dose da CoronaVac. A vacinação é das 9h às 15h. Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana ou feriado, o morador deve se imunizar no próximo dia útil à data agendada.
Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS. É obrigatório apresentar, também, a carteira de vacinação comprovando que a aplicação da primeira dose realizada em Cabo Frio.
SEGUNDA DOSE ASTRAZENECA
A aplicação da segunda dose da AstraZenca acontecerá somente na UBS Itajuru e nas ESF Jardim Peró e Samburá, de terça (30) a sexta (3). No PAM de São Cristóvão a aplicação será somente na terça (30) e quinta (2). Em todos os locais o horário será das 9h às 15h.
ONDE SE VACINAR:
DOSE REFORÇO PARA PESSOAS DE 18 A 59 ANOS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO
- PAM de São Cristóvão – Rua Manoel José de Carvalho, 97
- ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº
- ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº
- ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº
DEMAIS GRUPOS DA SEMANA
1º DISTRITO
- ESF Jardim Náutilus – Rua Guiana, s/nº
- ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37
- ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra, nº 478
- ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá, s/nº
- ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu, nº 510
- ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa, s/nº
- ESF Peró – Rua Olivia Lopes, s/nº
- ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº
- ESF Jardim Peró – Rua Paraná, nº 51
- ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº
- UBS Itajuru – Rua José Gomes da Silva s/nº
2º DISTRITO
- ESF Florestinha – Rua Espera Feliz, s/nº
- ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº
- ESF São Jacinto – Estrada de São Jacinto, s/nº
- ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38
- ESF Samburá – Rodovia Amaral Peixoto Km 135
- ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº
- ESF Angelim – Estrada do Angelim, s/nº, Pacheco
- ESF Araçá – Estrada do Araçá, s/nº
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.