Entre quinta (11) e sexta-feira (12), Búzios sediará a Rodada de Experiências das IGRs do Brasil, encontro que reunirá representantes do turismo de todo o país para compartilhar boas práticas e alinhar estratégias voltadas ao fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais (IGRs). A programação acontecerá no Hotel Atlântico Búzios, na Orla Bardot.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo, por meio da Coordenação-Geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo (CGDTur/DEOTur/SNPTur/MTur), a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur-RJ), a TurisRio, a IGR da Região Turística Costa do Sol e a Prefeitura de Armação dos Búzios.
A abertura oficial, marcada para a manhã do dia (11), terá palestra da coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, que apresentará as novas ações para o avanço da regionalização no país.
“Este encontro é uma oportunidade para alinharmos estratégias e fortalecermos a governança em rede. Apresentaremos as novas normas e ações para o Mapa do Turismo e o Programa de Regionalização, ferramentas essenciais para que municípios e regiões turísticas possam se estruturar, ampliar o acesso a políticas públicas e desenvolver produtos mais competitivos e sustentáveis” destacou Ana Carla Moura.
O evento também contará com a presença do prefeito de Búzios, Alexandre Martins, e da secretária de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Valéria Lima, e deverá consolidar os próximos passos para o fortalecimento do turismo regional no Brasil, reforçando o papel das IGRs como articuladoras do desenvolvimento turístico em seus territórios. Confira a programação completa AQUI.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.