A cidade de Armação dos Búzios registrou o primeiro caso confirmado da variante Ômicron da COVID-19.
A equipe de viligância Epidemiológica buziana conseguiu identificar a variante através de sequenciamento genético de amostras virais positivas para Sars-Cov-2 enviadas para um labortatório no Rio de Janeiro.
De acordo com a Prefeitura, as pessoas que apresentarem qualquer sintoma da doença deverão se dirigir a uma das tendas de pronto atendimento nos bairros da, como o recém-inaugurado na Ferradura, e no Hospital Rodolpho Perissé.
Os postos de saúde estão realizando diariamente a testagem para Covid-19 e gripe Influenza.
Explosão de casos
Segundo dados disponibilizados pela Prefeitura nos boletins da COVID-19, o número de atendimentos de novembro até agora é de 6.849. Desses, 104 casos positivos foram identificados. Não houve óbitos.
Um crescimento exponencial, no entanto, é notado se compararmos os dados mês a mês.
Em novembro, foram 919 atendimentos com 29 casos positivos da doença. Em dezembro, 4.110 pessoas foram atendidas e apenas seis tiveram diagnóstico de COVID-19.
Contudo, em apenas 10 dias, janeiro já teve 1.820 atendimentos, com um total de 69 pessoas diagnosticadas com a doença. Portanto, em 10 dias, houve um aumento de 1.050% em relação ao período de 31 dias do mês anterior.
O que não tem acompanhado o crescimento de casos positivos é o número de internados. Apenas uma pessoa em cada mês ocupou leito na rede de saúde do município.
Um dos fatores que pode ter contríbuido com isso é a taxa de 90% da população vacinada com a 2ª dose. Além disso, Búzios já iniciou uma campanha de vacinação da 4º dose para imunossuprimidos.