Búzios recebe, entre os dias 4 e 7 de outubro, o festival Búzios Circular, evento paralelo ao Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento Básico (CIRS Búzios 2025). A programação é aberta ao público — moradores, turistas e estudantes — e tem como objetivo promover a conscientização ambiental por meio da economia circular.
As atividades acontecem em três pontos da cidade. Na Praça da Ferradura, será realizada a feira sustentável, com trabalhos de designers que utilizam materiais reciclados. Um dos destaques é a transformação de tampinhas plásticas em chaveiros, processo desenvolvido pelo ReverseLab, que será apresentado ao público.
Na Praça da Ferradura e na Praça do Inefi, oficinas práticas vão ensinar desde a produção de carteiras com caixas tetrapak até a criação de brinquedos com recicláveis, peças de moda upcycle, acessórios e arte em papel. Técnicas de compostagem e decoração com garrafas pet também fazem parte da agenda.
A Biblioteca Municipal Dona Chica abrigará a Exposição Orgânica Eco Arte, com obras produzidas a partir de materiais reciclados. Entre os artistas confirmados estão Hélio Pelegrino, Adri di Macedo, Matheus Pereira, Daniel Azevedo, Lore, Eduardo Pieretti, Dido, Jakó Martin e Rose Mary Rodrigues.
O festival culmina no dia 6 de outubro com o encontro “Tecendo Redes Sustentáveis”, no Hotel Atlântico Búzios, que reunirá empreendedores do trade turístico, gestores municipais e vereadores. Na ocasião, será lançado o Guia Ondas do Futuro, produzido pela Polen, com soluções práticas para o setor turístico aplicar conceitos de economia circular.
Idealizado pela Umbigo Socioambiental, o festival Búzios Circular é realizado em parceria com artesãos, escolas, ONGs e secretarias municipais. A proposta reforça o protagonismo feminino na reutilização criativa de materiais, já que as mulheres representam a maioria nas cooperativas de reciclagem.
Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do projeto: www.instagram.com/umbigo.socioambiental
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






