Búzios recebe Festival Odoyá, em homenagem a Yemanjá, a partir desta quarta-feira (2)

Evento, que acontece até o dia 6 de fevereiro, conta com festival gastronômico e concurso de estandartes

775

A partir desta quarta-feira (2), Búzios recebe o Festival Odoyá. A data comemora o dia em louvor a Yemanjá, que é uma divindade da cultura africana trazida para o Brasil pelos escravizadas e cultuada em todo território brasileiro.

O festival começa às 9h do dia 2 de fevereiro, com a entrega do barco de Iemanjá na Praia da Gorda, que fica em território quilombola na Rasa. Logo após a entrega, acontece uma live com danças, música e performances relacionadas à cultura afro-brasileira na Praça dos Quilombolas.

A realização é do grupo Filhos do Axé, que é formado por diversos artistas ligados a religião de matriz africana, pelo grupo cultural KamanAFrica com apoio da secretaria de Cultura de búzios e da Associação Comercial de Búzios, Folha de Búzios e diversos parceiros.

Além do evento religioso, a comemoração também traz um festival gastronômico com a participação de diversos restaurantes da cidade e apresentações culturais feiras e exposições. Até o dia 6, os locais estarão oferecendo aos clientes pratos especialmente criados em homenagem a Iemanjá. São eles:

Doceria Maria Maria Café , que fica na Rua das Pedras e criou um sorvete especial com o nome Odoiá sabor coco queimado.

No restaurante o porto dos pescadores, clientes poderão degustar o peixe na brasa de Iemanjá ou o drink Mar Azul, ambos criados especialmente para esse período de 2 a 6 de fevereiro. O restaurante fica na subida da igreja de Santana.

O restaurante Madame Bardot também criou um cardápio inteiro em homenagem a Iemanjá, fica na Rua das Pedras.

Concurso de estandartes Odoyá

Durante o festival também acontece um concurso de estandartes em homenagem a Yemanjá elaborados e ricamente decorados por artesãos da cidade.

Estas obras ficarão expostas em diversos espaços culturais e comerciais da cidade. A entrega e apresentação de todos os estandartes acontece no dia 3, no Pórtico de Búzios, às 14h, quando estarão reunidas também, todas as pessoas da religião em Búzios.

No dia 6, encerramento do festival, acontecerá a premiação dos três mais belos estandartes, com prêmios cedidos pela Associação de Hotéis de Búzios (AHB) e associação comercial (ACB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui