12/09/2025 — 12:40
  (Horário de Brasília)

Búzios recebe abertura do CBSurf Taça Brasil 2025 com fortes ondas em Geribá

Etapa reúne surfistas em busca de vagas na elite do Campeonato Brasileiro de Surf de 2026

Compartilhe

A Praia de Geribá, em Armação dos Búzios, marcou nesta quinta-feira (11) a abertura do Brasil Surfe Clube Aretê Búzios apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open, etapa que integra o circuito de acesso para a elite do Campeonato Brasileiro de Surf de 2026. O primeiro dia da competição contou com boas condições de mar e trouxe performances de surfistas experientes e novos talentos do cenário nacional.

Na categoria masculina, o catarinense Derek Adriano, de Navegantes, se destacou ao registrar a maior nota do dia, 7,50 em um aéreo, totalizando 13,17 pontos na 13ª bateria da competição. A bateria, que originalmente contaria com três competidores, teve apenas Derek e o paulista João Nassar, após a ausência do potiguar Victor Costa.

“Estou muito feliz por estar aqui em Geribá. É a minha primeira vez em Búzios e quero agradecer a Deus por tudo que está acontecendo na minha vida”, disse Derek Adriano. “As condições do mar lembram bastante a minha cidade, Navegantes. Agora é continuar no ritmo, porque amanhã tem mais competição.”

O atleta seguirá na segunda fase enfrentando Valentin Neves e Arthur Máximo, de Saquarema, e o paulista Murillo Coura, em busca de uma das oito vagas masculinas que a Taça Brasil 2025 oferece para a elite da CBSurf em 2026.

O primeiro dia também trouxe resultados marcantes de outros competidores, como o paulista Gabriel André, que registrou a maior nota antes de ser superado por Derek, e Guilherme Fernandes, que eliminou o bicampeão mundial Pro Junior, Pablo Paulino, do Ceará. Entre os destaques, o ex-top da elite mundial Wiggolly Dantas, de Ubatuba, garantiu classificação ao final da primeira fase, acompanhando o cearense Rafael Venuto, garantindo presença no ranking do Dream Tour 2025.

Na categoria feminina, a líder do ranking, a paulista Julia Nicanor, começou sua participação na primeira fase após perder o prazo de inscrição e venceu a penúltima bateria do dia, enfrentando surfistas como Diana Cristina e a jovem catarinense Nalu Demski, que eliminou Diana por lesão. “O mar estava um pouco difícil hoje, mas consegui passar em primeiro lugar. Agora começo tudo do zero na chave principal”, afirmou Julia.

Outra surfista em destaque, Juliana Meneguel, número 4 do ranking, venceu suas baterias contra a experiente Taís Almeida, de Saquarema, e Tainara Vieira, do Ceará. Juliana destacou a importância de treinar em ondas maiores, onde se sente mais confortável, e o apoio de patrocinadores e equipe técnica para manter seu desempenho competitivo.

O CBSurf Taça Brasil Búzios Open marca a segunda metade da disputa pelas vagas de acesso à elite da CBSurf, com 22 atletas masculinos e 11 femininos que serão classificados ao final do circuito. Nesta sexta-feira, a competição seguirá com a estreia dos 32 cabeças de chave masculinos e das 28 surfistas da segunda fase, incluindo campeões brasileiros como Weslley Dantas (Dream Tour 2023), Artur Silva (2019), Silvana Lima (hexacampeã), Yanca Costa e Monik Santos.

Além da competição esportiva, o evento também promove a preservação ambiental, com um mutirão de limpeza programado para sábado, às 12h, na Praia de Geribá. A ação será coordenada pelo diretor socioambiental da CBSurf, Duda Tedesco, em parceria com o biólogo Evanildo Nascimento, da Secretaria do Clima e Sustentabilidade da Prefeitura de Búzios. Atletas, equipe técnica, voluntários e o público presente serão convidados a participar, reforçando a preocupação da Confederação Brasileira de Surf com a conservação das praias.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias