O projeto ‘Forró na Praça’ chega a Armação dos Búzios neste sábado (25). Com programação especial para os forrozeiros e amantes da cultura nordestina, essa primeira edição, chamada “Projeto Forró na Praça Circula 2024”, promete movimentar a Praça Santos Dumont, no Centro, a partir das 19h, com apresentações de dança, DJ e do sanfoneiro Cleber Gonzaga.
“Temos muito orgulho em anunciar que o ‘Forró na Praça Circula’ foi o único projeto de fomento ao forró entre os contemplados pelo Edital ‘Giros RJ’ da SECEC. Trabalhamos intensamente para proporcionar uma linda programação, dentro da nossa proposta de promover o acesso à arte do forró e celebrar a cultura nordestina. Nossa equipe é composta por profissionais apaixonados pelo forró, cada um trazendo sua própria experiência, energia e carisma. Será uma noite de muita dança, alegria e música boa”, disse Josephane Lima, produtora e idealizadora do ‘Forró na Praça’.
Programação
A programação terá início com as apresentações de dança do Grupo Forró na Praça, formado pelos dançarinos arretados Victor Coutinho, Yuri de Carvalho, Guilherme Tiné, Mariana Sena, Juliana Tiné, Grazyelle Costa, Anne Ramos e João Luiz Antunes, que vão garantir a animação do público para a noite de forró. No comando da programação musical estarão o DJ JN BASS e o sanfoneiro Cleber Gonzaga, que prometem agitar a programação com uma seleção de sucessos do gênero.
Sobre o projeto ‘Forró na Praça‘
Idealizado pelos produtores culturais Josephane Lima e João Luiz Antunes, o Projeto Forró na Praça tem ganhado destaque na Região dos Lagos ao promover, desde 2020, ações de fomento à cultura popular do forró. O trabalho pioneiro une os segmentos da dança e da música, agregando artistas de renome do circuito forrozeiro nacional.
O projeto ganhou notoriedade graças a ações periódicas promovidas em espaços públicos da região, entre eles a Praça da Cidadania, em Cabo Frio, que tem sido um dos principais cenários para os bailes “Forró do Forte” e para as aulas gratuitas do forró pé de serra, em parceria com a prefeitura da cidade.
A excelência na operacionalização e produção do projeto resultou, ainda, na seleção e premiação de propostas em diferentes editais de fomento cultural, ao nível municipal e estadual, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo. Entre as ações patrocinadas por meio das leis de incentivo estiveram o “Baile no Sofá” desenvolvido durante a pandemia, que reuniu, em mais de 30 lives, DJs, dançarinos, músicos e produtores de forró de diversas regiões do país; e o pioneiro “Forró na Praça Kids”, que teve sua terceira edição realizada este ano em Cabo Frio, com atrações artísticas, culturais e educativas especialmente dedicadas às crianças.