A primeira edição da Semana da Mulher em Búzios teve início nesta quarta-feira (8) e contou com grande participação das mulheres buzianas. O evento, que oferece serviços de saúde, bem-estar e beleza, tem como objetivo celebrar a data comemorativa e promover ações que elevem a autoestima e o autocuidado.
A Praça Tia Uia, no bairro Rasa, foi o local escolhido para a realização da programação, que seguirá até o dia 10 de março, com o encerramento marcado pelo show da Banda Melim às 19h. O espaço ficou repleto de mulheres que aproveitaram os serviços disponíveis no local, como corte de cabelo e massagem.
Na abertura da programação, a Secretária da Mulher, Daniele Guimarães, e o Prefeito Alexandre Martins parabenizaram as mulheres presentes pela data comemorativa e destacaram a importância das políticas públicas para mulheres implementadas na atual gestão, como a reativação do CEAM e a implementação da Patrulha Maria da Penha.
Daniele ressaltou que a Secretaria da Mulher está atenta e atuante no combate à violência contra as mulheres, mas que também é importante promover ações que elevem a autoestima e o autocuidado. “Nós estamos atuando para garantir o direito da mulher buziana à segurança, mas também queremos proporcionar a elas lazer, cultura e bem-estar, por isso a Semana da Mulher foi pensada com muito respeito e carinho, para que as mulheres da nossa cidade se sintam acolhidas e com a autoestima elevada, porque isso também é um direito”, disse Daniele.
As mulheres presentes na Praça Tia Uia elogiaram a iniciativa e agradeceram pelos serviços oferecidos. Dona Maria José, moradora do bairro Monte Verde, experimentou a massagem e aprovou. “Gostei muito da massagem, até passou a dor que eu estava sentindo. Eu quero vir todos os dias aqui para cuidar da minha saúde”, disse ela.
Já Josiane, moradora do Alto da Rasa, participa de diversos serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher na Casa da Mulher Buziana e também aprovou a programação. “Eu gostei muito. Fiz massagem, mas também aproveitei para fazer um exame preventivo e recomendo que todas as mulheres que puderem vir, que venham, pois o evento está lindo e a gente merece”.
A Semana da Mulher acontece na Praça Tia Uia, em homenagem a Carivaldina Oliveira da Costa, falecida em 2020. Ela é símbolo da comunidade quilombola do bairro Rasa e foi uma mulher muito atuante politicamente, principalmente para manter e divulgar as tradições de sua comunidade.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).