10/01/2025 — 02:46
  (Horário de Brasília)

Búzios realiza operação após temporal provocar alagamentos em bairros

Prefeitura mobiliza equipes de diversas secretarias para minimizar os danos causados pelo acumulado de 95 mm de chuva em uma hora

Compartilhe

Na noite desta quarta-feira (8), um temporal atingiu o município de Búzios, provocando alagamentos em diversos bairros e gerando transtornos significativos para os moradores. Em resposta à situação, a prefeitura, liderada pelo prefeito Alexandre Martins (REP), iniciou uma Operação Integrada que envolveu as secretarias de Saneamento e Drenagem, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Mulher, Saúde e Segurança e Ordem Pública, incluindo a Defesa Civil e os guarda-vidas.

Com um acumulado de 95 mm de chuva em apenas uma hora, os bairros de Manguinhos e Geribá foram duramente afetados. Ruas como Celeste da Costa, Linguiça, Vieira Câmara, Estrada do Canto Esquerdo de Geribá e Rodrigues de Souza sofreram alagamentos significativos, dificultando a circulação e atingindo residências nessas localidades.

O prefeito Alexandre Martins esteve nas ruas durante a madrugada e na manhã seguinte, acompanhando os trabalhos de contenção e assistência. Uma das ações foi a desobstrução de uma comporta da Prolagos no Porto da Barra, que estava acumulando água nas ruas Celeste da Costa e Linguiça. Martins destacou a necessidade de melhorias na infraestrutura e anunciou que já foi solicitado à Prolagos a instalação de uma comporta maior, capaz de escoar volumes superiores a 50 mm de chuva. Ele também alertou sobre a importância da colaboração da população, enfatizando que muitos alagamentos são agravados pelo entupimento de bueiros causado pelo descarte irregular de lixo. “O alagamento em frente à Caixa Econômica foi um exemplo disso”, afirmou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Josiani Meira, realizou um levantamento das famílias que tiveram perdas materiais na rua Celeste da Costa. Além disso, o coordenador de Atenção Primária, Antonio Pedro Ruschel Montera, percorreu o bairro para orientar os moradores sobre os riscos de doenças como viroses e infecções, comuns em situações de alagamento.

A prefeitura segue monitorando as condições climáticas e trabalhando para minimizar os danos, buscando garantir a segurança da população e evitar que novos temporais provoquem transtornos semelhantes.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo