Búzios realiza mutirão para inserção de DIU neste sábado (7)

O objetivo da ação é garantir no município o direito da mulher a um planejamento familiar eficaz

295
Holding an IUD birth control copper coil device in hand, used for contraception - front view

A Prefeitura de Búzios realiza neste sábado (7), às 8h, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), e também no dia 21 de maio, o Mutirão para Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). Serão atendidas 15 mulheres em cada uma das datas marcadas, e o procedimento de colocação do dispositivo continuará de acordo com a demanda e procura. O objetivo da ação é garantir no município o direito da mulher a um planejamento familiar eficaz.

“O planejamento é uma prioridade da saúde pública. As mulheres devem engravidar quando tiverem esse desejo. O planejamento também é uma forma de evitar a gravidez prematura, ou gestação que coloque em risco a vida da mãe e do bebê. Esse mutirão é muito importante e também vai regularizar essa demanda no município”, disse o secretário de Saúde, Leônidas Heringer.

O meio contraceptivo a ser utilizado é uma escolha da mulher, que é acompanhada pela equipe das coordenações de Atenção Primária e de Programas de Saúde do município. O DIU é um deles, e é considerado um dos mais seguros, com 99,3% de eficácia comprovada. É indicado para mulheres que não desejam interrupção do seu ciclo menstrual e para aquelas que não querem ou não podem utilizar hormônios.

O DIU não incomoda durante as relações sexuais e pode ser utilizado mesmo por mulheres que nunca engravidaram, por adolescentes e durante o período de amamentação. É um método contraceptivo e não previne infecções sexualmente transmissíveis.

As mulheres, e também homens, que quiserem participar do programa de Planejamento Familiar, podem procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro onde residem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui