A Prefeitura de Búzios realizou na última sexta-feira (18), na Câmara Municipal, a 1ª Audiência Pública para apresentação da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. O encontro reuniu representantes do poder público, entidades civis organizadas e moradores para debater melhorias no sistema de saneamento do município.
Durante a audiência, apresentada pelo Grupo de Trabalho (GT), que integra todas as Secretarias envolvidas na Revisão, foi discutido o modelo de operação do sistema de esgotamento sanitário atual (tempo seco), adotado pela Prolagos. Decidiu que o município não deseja mais a prática do “tempo seco”, técnica que consiste no desvio de esgoto para a rede pluvial em períodos sem chuvas. A população, por meio das entidades civis organizadas, reforça o posicionamento para que o poder público reivindique e agilize a eliminação definitiva do tempo seco na cidade, além das ligações irregulares entre redes de esgoto e águas pluviais, que prejudicam o meio ambiente e a qualidade de vida na cidade.
Outro encaminhamento da audiência foi a inclusão de dois representantes das entidades civis organizadas no Grupo de Trabalho (GT) de saneamento básico do município. Esses membros participarão da discussão técnica e do acompanhamento das ações propostas.
Ficou marcada ainda uma reunião nesta segunda-feira (21), às 15h, na sede da Secretaria Municipal de Saneamento, para dar continuidade às tratativas.
A Prefeitura também apoiou a realização de uma nova audiência pública sobre o tema, agendada para o dia 18 de agosto, às 18h, no plenário da Câmara Municipal. A participação da população continuará sendo fundamental na construção de um plano que atenda às necessidades de Búzios de forma sustentável e eficiente.





