27/06/2025 — 20:17
  (Horário de Brasília)

Búzios participa de encontro regional e apoia proposta de rota turística baseada na fé

Evento reuniu representantes dos 10 municípios da Região dos Lagos para discutir ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento sustentável

Compartilhe

Búzios marcou presença no 2º Encontro da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (ADR Lagos), realizado no Hotel Malibu, em Cabo Frio. O evento reuniu representantes dos dez municípios integrantes do consórcio, além de técnicos do Sebrae Rio, lideranças locais e especialistas, com o objetivo de discutir estratégias para o crescimento sustentável regional.

Durante o encontro, foram debatidos temas voltados ao desenvolvimento humano, social e econômico, com foco na construção de uma agenda integrada entre os municípios. Uma das propostas apresentadas foi o projeto “Caminhos da Fé”, que propõe a criação de uma rota turística inspirada na espiritualidade, com percursos estruturados para caminhadas e passeios de bicicleta.

A proposta prevê a valorização de igrejas históricas, paisagens naturais e manifestações culturais locais, com o objetivo de diversificar a oferta turística da região. O roteiro busca atrair visitantes interessados no turismo religioso e, ao mesmo tempo, fomentar a economia local a partir da preservação do patrimônio cultural.

Representando Búzios, o secretário municipal de Turismo, Thomas Weber, participou dos debates e destacou a importância da cooperação entre os municípios da região. Segundo ele, o turismo de fé é uma oportunidade para integrar cultura, identidade local e desenvolvimento econômico.

A Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (ADR Lagos) é formada por Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. A entidade atua com apoio de instituições como o Sebrae Rio e busca promover políticas públicas, projetos e ações que contribuam para o crescimento sustentável da região.

A realização do encontro faz parte do calendário de ações da agência para o ano de 2025 e reforça o compromisso com a construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos municípios que compõem o consórcio regional.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias