Na próxima quinta-feira (29), a Secretaria de Clima e Sustentabilidade de Búzios realizará, no auditório da sede da Secretaria de Turismo, uma capacitação para operadores de turismo sobre a observação de baleias e golfinhos. Na sexta-feira (30), dependendo das condições climáticas e marítimas, está prevista uma capacitação prática em alto mar para o avistamento dos mamíferos. A capacitação será ministrada pelo Projeto Amigos da Jubarte, às 9h.
A formação é destinada a guias e agentes de turismo, empresários, donos de embarcações, gestores públicos, estudantes de oceanografia, biologia, medicina veterinária e turismo; ambientalistas e amantes da vida marinha; praticantes de canoa havaiana, nadadores, surfistas e outros esportistas; membros de ONGs e projetos socioambientais; educadores, professores e pedagogos.
O evento é gratuito, com vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever através DESTE link.
A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Turismo, dialoga com os valores do projeto em prol da educação ambiental, da capacitação técnica e do fomento ao ecoturismo ordenado e sustentável na cidade.
Como destino turístico de destaque, Búzios tem a responsabilidade de aliar o crescimento econômico à preservação ambiental. Iniciativas como essa capacitação fortalecem o compromisso do município com a proteção da biodiversidade marinha e a promoção de práticas sustentáveis. Ao criar a observação consciente de baleias e golfinhos, Búzios reafirma seu papel como referência no ecoturismo e contribui ativamente para a conservação dos ecossistemas que tornam uma região única e admirada em todo o mundo.
O Projeto Amigos da Jubarte, fundado em 2014, é uma realização do Instituto O Canal (ES). Desde sua criação, o projeto de conservação tem como objetivo estudar e divulgar a presença das baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) no Brasil. Para isso, desenvolve pesquisas científicas, atividades culturais, ações de educação ambiental e sensibilização, além de fomentar o desenvolvimento turístico regional aliado à elaboração de propostas de políticas públicas que promovam a conservação das espécies e do bioma marinho.


