Nesta terça-feira (16), Búzios iniciou a retirada das barreiras fixas no centro da cidade, dando lugar a jardineiras como parte do projeto de Revitalização Urbanística. O movimento tem como objetivo melhorar a acessibilidade e a estética da localidade, enquanto as obras de reurbanização seguem em andamento.
A iniciativa também visa atender os moradores e comerciantes locais. Para concluir a reurbanização e acessibilidade do centro, o município pretende continuar ouvindo a comunidade local. Também será regulamentada a entrada de veículos para carga e descarga com horários específicos e definidos para facilitar a logística dos comerciantes.
Elcir Novelino Mar, morador do centro há 54 anos, destacou a importância da substituição das barreiras por jardineiras, especialmente para a segurança dos pedestres na Avenida. Ele expressou preocupações sobre o fechamento das ruas, apontando dificuldades em situações de emergência, mas também reconheceu que a abertura controlada para moradores seria benéfica.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.