A secretária da Mulher de Armação dos Búzios, Daniele Martins, ao lado do delegado Lauro Coelho, participou nesta segunda-feira (1º) da inauguração da Sala Lilás, instalada na 127ª Delegacia de Polícia. Também estiveram presentes a 1º Tenente PM Aline, Oficial de Ligação da Patrulha Maria da Penha e representante da Coronel Andreia, comandante do 25º BPM; o Coronel Glaucio, Secretário de Segurança Pública; Otávio Azevedo, Comandante da Guarda Civil Municipal; Adilson Teixeira Júnior, Subcomandante; os GCM’s Kelly e Lobo, da Patrulha Maria da Penha; e a 2º Tenente PM Tainá, Assessora de Comunicação do 25º BPM e Subcomandante da 5ª Cia – Armação dos Búzios.
O espaço foi estruturado para oferecer atendimento reservado e sigiloso a mulheres em situação de violência, garantindo mais privacidade durante os procedimentos policiais. Entre os diferenciais da Sala Lilás está a criação de um ambiente específico para crianças, evitando que fiquem expostas ou aguardem no balcão da delegacia junto às mães.
A secretária da Mulher, Daniele Guimarães, destacou a importância da iniciativa: “Preparamos esse espaço para que as mulheres sejam ouvidas e respeitadas em um local privado. Como trabalhamos com acolhimento na Secretaria, buscamos oferecer essa estrutura à Delegacia. Um momento muito especial para nós.”
O delegado Lauro Coelho ressaltou o apoio da Prefeitura e a relevância do espaço para o atendimento: “A mulher chega em uma situação de vulnerabilidade extrema, e quando ela tem um espaço acolhedor, se sente muito mais à vontade para se expressar.”
A iniciativa faz parte da rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher, fortalecendo políticas públicas e demonstrando o compromisso do município em proporcionar proteção, dignidade e amparo às vítimas. Localizada no bairro Village de Búzios, a Sala Lilás representa um avanço na Região dos Lagos, refletindo a tendência crescente de implementação de medidas de combate à violência de gênero na região.
A criação do espaço simboliza não apenas um local físico, mas também um compromisso das autoridades e da sociedade civil em oferecer ambientes seguros e acolhedores, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
crédito imagens: Ronald Pantoja









