13/10/2025 — 18:22
  (Horário de Brasília)

Búzios firma nova etapa do Plano Municipal pela Primeira Infância

Evento nesta terça-feira (14) marca o compromisso do município com a implementação de ações intersetoriais voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos

Compartilhe

Búzios avança na consolidação de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da primeira infância. Nesta terça-feira (14), às 9h, a cidade realiza a pactuação para a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. O encontro contará com a presença das representantes das secretarias Lívia da Mata Vargas Silva (Saúde), Carla Vieira (Educação) e João Vitor de Souza Gonzaga (Cultura), além de representantes da sociedade civil e da Avante – Educação e Mobilização Social, responsável pela condução técnica do projeto Primeira Infância Cidadã (PiC), desenvolvido em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Esta é a segunda pactuação entre Búzios, Avante e Petrobras. A primeira, realizada entre 2021 e 2024, resultou na elaboração do PMPI, um plano que reúne ações voltadas ao desenvolvimento integral das crianças, contemplando áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. O novo ciclo tem como objetivo garantir que as ações previstas sejam incorporadas ao orçamento municipal, reforçando o caráter intersetorial da política.

De acordo com Marcela Souza Levigard, gerente de Projetos Sociais da Responsabilidade Social da Petrobras, a parceria reforça a importância do engajamento do poder público local:

“Cada ator que atua com a primeira infância é essencial para o fortalecimento de políticas que reconheçam as crianças pequenas como sujeitos de direitos. Esperamos que as boas práticas construídas nesses municípios sirvam de referência para outros territórios”, afirmou.

Para acompanhar e avaliar a execução do PMPI, foi criado o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância (CIPPPI), formado por representantes do governo e da sociedade civil. A Avante oferecerá apoio técnico ao grupo na elaboração do Plano de Ação que norteará a implementação das metas. Segundo Ana Luiza Buratto, coordenadora-geral do PiC, o trabalho exigirá constante atualização:

“É preciso redefinir metas conforme o orçamento anual do município. O planejamento deve ser realista e sustentável”.

540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias