Ação aconteceu nesta quarta-feira (28), e teve como objetivo conscientizar sobre conquistas e dificuldades dessas mulheres
Em Armação dos Búzios, nesta quarta-feira (28), a sede da Secretaria da Mulher e do Idoso foi tomada por exposições artesanais e palestras para comemorar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
O evento contou com a participação das Associações de Mulheres do balneário, entre elas “Revelando Beleza Negra”, “Bonecas Negras”, “Núcleo Marina Mulher”, “SOMUNEAR”, “Projeto Amazônia Rio”, “AMAB” e “Projeto Mulheres Caiçaras”.
A realização do encontro teve como foco conscientizar às pessoas sobre conquistas e dificuldades dessas mulheres, que lutam diariamente em busca de autonomia e reconhecimento. Outros temas foram abordados durante o encontro, como palestras sobre empreendedorismo feminino, empoderamento da mulher negra e demonstração da técnica de tranças nagô.
“Há inúmeras violações que envolvem as mulheres negras do nosso país, sobretudo quando falamos de suas raízes e história, que foi marcada pela exploração de mão de obra escrava. A proposta do evento foi dar visibilidade para que elas possam mostrar o trabalho que realizam no município. Foi um momento lindo. Agradeço a participação de todas as associações”, comentou a secretária Daniele Guimarães Martins.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).