O Réveillon está chegando e os preparativos estão a mil em Búzios. Para festejar a virada, o município realizará a tradicional queima de fogos na Orla Bardot, Geribá, Manguinhos e na Praça do Inefi, com duração de dez minutos. A cidade deve receber mais de 300 mil turistas para a passagem de ano. Até o dia 31, a previsão é que 168 mil veículos passem pela RJ-24 em direção à Região dos Lagos.
Pela ponte Rio/ Niterói, de acordo com a concessionária Ecoponte, a estimativa é que, entre quinta (29) e sábado (31), 250 mil veículos atravessem a pista em direção à Costa do Sol.
A Auto Viação 1001, que faz as linhas da capital e de SP para a Região dos Lagos espera, comparado ao ano passado, um aumento de 34% na demanda de viagens. Além disso, para atender o número, foi necessária a implementação de 1.300 horários extras. Dentre as cidades da Costa do Sol, Búzios é uma das mais procuradas, junto a Arraial do Cabo e Búzios.
E o alto número está se refletindo na ocupação hoteleira da cidade, que, de acordo com a Associação de Hotéis de Búzios (AHB), juntamente da Convention & Visitors Bureau, é de 96%. Para o mês de janeiro, 60% das vagas já estão preenchidas.
TENDA DE URGÊNCIA INAUGURADA PARA ATENDER AUMENTO DA DEMANDA
Começou a funcionar nesta terça-feira (27) a Tenda de Pronto Atendimento para Urgência na UBS do bairro Ferradura, em Búzios. Com funcionamento 24h, este é o segundo ano consecutivo que a unidade é montada na cidade.
A tenda, que conta com médicos e técnicos de enfermagem de plantão, equipamentos para pronto atendimento, e uma ambulância 24h, não interfere nas atividades da UBS, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, assim como as unidades dos demais bairros.
O objetivo da tenda, segundo a prefeitura, é gerar mais celeridade ao atender quem estiver no Centro e arredores, além de diminuir a demanda no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, no bairro São José, já que, na alta temporada, a população flutuante do município aumenta.
“Durante o período da alta temporada o fluxo de turistas na cidade é bastante elevado, o que ocasiona o aumento expressivo na demanda dos atendimentos no Hospital. Com a lotação máxima da cidade, os serviços essenciais merecem a devida atenção para que moradores e turistas possam ser bem atendidos”, destaca o secretário municipal de Saúde, Leônidas Heringer.
Outros pontos de Urgência são o HMRP e o Pronto Socorro Geral Abel Berange, conhecido como P.U da Rasa.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.