O município de Búzios foi reconhecido, nesta terça-feira (9), com o Selo ODS Bronze, durante a Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada no Teatro Municipal Glória Giglio, em Osasco (SP). A certificação foi concedida pelo Instituto ODS, em auditoria de terceira parte, com apoio institucional da Organização das Nações Unidas (ONU). A cidade bzuiana foi a única do estado do Rio de Janeiro a conquistar o reconhecimento.
A certificação levou em conta o cumprimento de metas ligadas a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Entre elas estão o Programa de Reflorestamento de Áreas Urbanas, vinculado ao ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; o Programa Bandeira Azul, que certifica as praias do Forno, Azeda, Tucuns e José Gonçalves, dentro do ODS 14 – Vida na Água; e o Programa de Remoção de Resíduos Sólidos em Praias, associado ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
O secretário de Clima e Sustentabilidade, Evanildo Nascimento, destacou que a criação da pasta foi determinante para o fortalecimento de políticas ambientais:
“Temos realizado um trabalho com as presentes e futuras gerações, reduzindo a geração de resíduos nas praias Bandeira Azul, promovendo acessibilidade, fomentando a limpeza do oceano e incentivando a participação de comunidades tradicionais. Estamos todos os dias plantando em algum lugar da cidade. Criamos e continuaremos criando Unidades de Conservação para proteger nossas áreas naturais”, afirmou.
Na cerimônia, o representante da secretaria, Bernardo Corty, recebeu o Selo ODS Bronze em nome do município.
A Conferência Nacional pelos ODS reuniu representantes de diferentes setores para discutir práticas de sustentabilidade e marcou o encerramento do Ciclo 2025 do Programa de Certificação ODS.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






